SMRIF REALIZA CONFERÊNCIA SÃO PAULO- ÎLE-DE-FRANCE

Encontro com a delegação do Conselho Regional de Île-de-France (CRIF) discutiu projetos e temas de interesse comum para estabelecimento de nova etapa da Cooperação entre PMSP e CRIF.

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas organizou no dia 31 de janeiro de 2013, um encontro de trabalho por ocasião da visita de delegação da Região de Île-de-France, França, liderada pelos Srs. Roberto Romero, Vice-Presidente de Assuntos Internacionais e Europeus, e Pierre Serne, Vice-Presidente de Transportes e Mobilidade.

O encontro teve como intuito prospectar novos temas de cooperação técnica entre a região francesa e a Prefeitura de São Paulo, sobretudo nas áreas de Cultura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano.

Entre os participantes do evento, estavam presentes representantes das Secretarias de Transporte, Desenvolvimento Urbano, Cultura e Relações Internacionais e Federativas da PMSP; membros da delegação da Região Île-de-France; adidos do Consulado Francês e representantes de outras Prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO
09h00 Chegada dos participantes

09h30 Abertura
Vicente Trevas, Secretário-Adjunto de Relações Internacionais e Federativas
Roberto Romero, Vice-Presidente de Assuntos Europeus e Internacionais da Região Île-de-France

10h00  Luiz Toledo, Coordenador Candidatura São Paulo Expo 2020 Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas

10h10  Tereza Herling, Secretária-Adjunta de Desenvolvimento Urbano

10h30  Ciro Biderman, Chefe de Gabinete SPTrans

10h50  Pierre Serne, Vice-Presidente de Transportes e Mobilidade da Região Île-de-France

11h10  Comentários dos participantes

12h00  Encerramento - Damien Loras, Cônsul-Geral da França em São Paulo.

Secretário-Adjunto de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Trevas, apresentou um breve histórico da relação da Prefeitura de São Paulo com Conselho Regional de Île de France – CRIF, contextualizando os acordos de 2004 e 2007. O Secretário adjunto mencionou que há muitas semelhanças entre Brasil e França, mas que também há diferenças na organização dos Estados e que, apesar disso, existe uma forte relação com a França. Já o Coordenador de Projetos Especiais da SMRIF, Luiz Toledo, explicou a importância e relevância de São Paulo como capital financeira do Brasil, mas que, no entanto, não se mostra uma cidade tão conhecida mundialmente como Rio de Janeiro e Brasília. Assim, seria necessário transformar São Paulo em uma cidade reconhecida internacionalmente.

Em seguida mostrou alguns fatos de São Paulo que mostram sua relevância no cenário internacional: como ter um aeroporto que está ligado as maiores capitais do mundo, possuir uma diversidade cultural com mais de 70 etnias, e ser considerada referência na América Latina na área de saúde, além de um centro cultural para todo o Brasil.

Tereza Herling, Secretária-Adjunta de Desenvolvimento Urbano apresentou dados da cidade de São Paulo: 20% do PIB do Brasil vêm de São Paulo; Estado com 20 milhões de habitantes; 30% da população vivem em condições precárias e aproveitou para explicar a situação do terreno de São Paulo onde possui um tecido urbano fragmentado pela infraestrutura. Além disso, a Secretária-Adjunta fez um panorama do crescimento demográfico da cidade que esta atualmente voltada para a ocupação da área central da cidade.

O Chefe de Gabinete da SPTrans, Ciro Biderman, apontou os conflitos de deslocamento na cidade e dificuldade de mobilidade urbana. As soluções propostas para melhorar este cenário seria relacionar TI com mobilidade e melhorar o planejamento da cidade, além de fazer a CET e SPtrans operarem em conjunto e não separadamente. Ciro Biderman comentou, ainda, a intenção de São Paulo em aderir ao Sistema BRT (Bus Rapid Transit) um sistema de transporte público semelhante ao metrô, mas com ônibus articulados que circularão em corredores exclusivos.

O Cônsul-Geral da França, Damien Loras, encerrou o evento ressaltando a importância de estreitar laços de trabalho conjunto com o Brasil, em especial entre a Prefeitura e o Conselho Regional de Île de France – CRIF, com envolvimento do setor privado francês e brasileiro. Além disso, agradeceu a Prefeitura de São Paulo pelo intercambio cultural e pela programação cultural da cidade.

HISTÓRICO:
Em novembro de 2012, o Prefeito-Eleito Fernando Haddad encontrou-se com o Vice-Presidente de Assuntos Europeus e Internacionais, Roberto Romero, e o Diretor-Geral Adjunto, Jean-Noël Baléo, em Paris, durante a missão da PMSP à cidade. Neste encontro, foi discutida a possibilidade de elaborar novos projetos de cooperação entre as partes, em temas como transporte público, cultura e urbanismo, e foi feito o convite formal aos representantes do Conselho de Île-de-France para visitarem a cidade paulistana.