Cidade de São Paulo vai participar da Expo Xangai 2010

Exposições universais são consideradas terceiro maior evento propulsor de negócios e desenvolvimento

São Paulo vai participar da Expo Xangai em 2010. O anúncio oficial da participação será feito nesta quarta-feira, dia 26, pelo prefeito da capital paulista. É a primeira vez na história que cidades podem participam de uma Exposição Universal e a capital paulista foi uma das selecionadas. Antes, a presença estava restrita a países. A participação faz parte de um planejamento estratégico de inserção de São Paulo no contexto internacional.

Das 188 candidaturas apresentadas, 55 foram selecionadas e São Paulo, com o projeto Cidade Limpa, ficou em quarto lugar. Reconhecido internacionalmente, o Cidade Limpa foi e é um grande ‘cartão de visitas’ da capital paulista. O objetivo não é apenas montar um estande, mas sim mostrar a maior cidade do hemisfério sul e todo o seu potencial para o mundo. Trata-se de uma proposta ambiciosa, cuja viabilização passa pelo apoio da sociedade organizada e a consolidação de parcerias em diversas áreas. 

Exposições Universais

As “World Expo” (exposições universais) são consideradas o terceiro maior evento propulsor de negócios e desenvolvimento de municípios, atrás apenas das Olimpíadas e Copa do Mundo. Ao longo da história, elas se consolidaram como local de apresentação e divulgação de grandes invenções mundiais. Conhecidas também como os Jogos Olímpicos da Economia, Ciência e Tecnologia, suas edições sempre deixaram ícones nas cidades que as sediaram, como a Torre Eiffel, em Paris; o Átomo, em Bruxelas; e o Parque da Expo, em Lisboa. Além disso, elas são responsáveis pela regeneração de áreas, requalificação do local da exposição e reorganização urbana. As exposições universais acontecem a cada cinco anos e tem seis meses de duração.

A primeira exposição universal foi realizada em Londres em 1851, cidade considerada uma potência econômica da época. Mas foi a partir do século XX que a escolha da sede do evento passou a ser definida pelo Bureau Internacional de Exposições (BIE). Com sede em Paris, o BIE possui atualmente 155 estados-membros, dos quais o Brasil faz parte. Segundo o BIE, a exposição universal é um espaço único para ações multilaterais que resultem na união das nações do mundo em favor da paz e da cooperação. Os objetivos são apoiar as relações internacionais, difundir a cultura e a educação, incentivar o crescimento econômico, preservar o meio ambiente, promover a renovação urbana e divulgar inovações tecnológicas e científicas. 

Expo Xangai 2010

Considerada o maior acontecimento internacional organizado pela China na primeira década do século XXI, depois dos Jogos Olímpicos de Pequim, a Expo Xangai acontece de 1º de maio a 31 de outubro de 2010, com o tema “Better City, Better Life” (Cidade Melhor, Vida Melhor). As atividades estarão divididas em seis sub-temas:

·         Tecnologia da informação e desenvolvimento urbano
·         Patrimônio cultural e regeneração urbana
·         Ciência e inovação tecnológica e futuro urbano
·         Responsabilidades urbanas e mudanças ambientais
·         Transformações econômicas e relações urbano - rural
·         Cidade da harmonia e vida sustentável

A cidade chinesa foi selecionada para sediar o evento em dezembro de 2002, durante a 123ª Assembléia do BIE. A Expo Xangai 2010 é a primeira realizada em um país emergente e promete ser a maior exposição universal de todos os tempos, com recorde de participantes e visitantes. Entre as atrações previstas estão cerca de 20 mil manifestações culturais, fóruns, debates e eventos temáticos.

Com o tema escolhido, a Expo Xangai pretende chamar a atenção do mundo para a necessidade de construir uma vida melhor nos ambientes urbanos. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), estimam que 55% dos habitantes da terra viverão em áreas urbanas até 2010. Em 1800, apenas 2% moravam em cidades. Em 1950, esse índice subiu para 29%, chegando a quase 50% no ano 2000.

O evento será um grande palco para  apresentação de avanços tecnológicos, intercâmbio cultural, promoção do desenvolvimento e aprofundamento das relações comerciais e dos laços entre países, cidades e instituições. A Expo Xangai será um fórum de discussões, projetos e iniciativas públicas e privadas para nortear políticas e estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da humanidade. A cidade de São Paulo pretende estar cada vez mais presente aos eventos que buscam debater e apresentar projetos e soluções para as grandes questões mundiais, como as mudanças climáticas e novos modelos de desenvolvimento sustentável.

De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, a turbulência econômica mundial não afetou o interesse dos participantes e nenhuma desistência foi registrada. A expectativa inicial, que era de atrair 200 participantes, foi superada. Já são mais de 230 cidades, países e organizações internacionais com presença confirmada. A previsão é que mais de 70 milhões de pessoas devem passar pelo evento, o que representa aproximadamente 400 mil pessoas por dia, incluindo dezenas de chefes de Estado, políticos e personalidades internacionais. Essa será, sem dúvida, uma marca inédita na história das exposições mundiais.

 São Paulo na Expo Xangai

A cidade de São Paulo terá um estande de cerca de 400 metros quadrados no setor de Livable Cities (Cidades Habitáveis), localizado dentro da Urban Best Practices Area - UBPA (Área de Melhores Práticas Urbanas). A presença em um evento deste porte faz parte da estratégia de posicionar a cidade no exterior e consolidar a imagem da capital paulista como cidade global. A Prefeitura de São Paulo se prepara para levar o que a cidade tem de melhor. Durante os seis meses da exposição, serão mostradas diversas atrações que representam a multiculturalidade, a diversidade natural e a arquitetura da mais cosmopolita das cidades sul-americanas. As ações incluem a divulgação de projetos de turismo, de desenvolvimento e de atração de investimentos. O espaço também será um palco para reuniões e encontros, O trabalho envolverá secretarias e demais órgãos municipais, organizações não-governamentais e a sociedade.

A partir de agora, São Paulo entra na contagem regressiva para a Expo Xangai em 2010. Notícias sobre os preparativos, montagem do estande, abertura oficial, participação dos demais países, eventos paralelos, informações e curiosidades poderão ser acompanhados no site que será lançado em breve. São Paulo na Expo Xangai é mais que um projeto da Prefeitura de São Paulo, é um projeto da cidade e seus moradores. Saiba mais, participe, dê sugestões e opinião.

Saiba mais no site: http://en.expo2010.cn/