São Paulo e Madri formalizam parceria para promoção turística

Objetivo é ampliar a colaboração no setor entre as duas capitais

Os representantes das empresas municipais de turismo de São Paulo (SPTuris) e Madri (Promoción Madrid), Miguel Ángel Villanueva, assinaram nesta quinta-feira, dia 12, um protocolo de intenções de cooperação mútua. O objetivo é abrir caminho para a parceria e a colaboração mútua em diversas ações de promoção turística. O acordo pode abranger pacotes conjuntos entre as duas capitais, capacitações para agentes de viagem, divulgação de campanhas em materiais promocionais e sites, apoio a eventos e possibilidade de uso do mobiliário urbano, entre outras.

Na cerimônia de assiantura do acordo também estavam presentes cônsul ceral da Espanha, Manuel Fairén Sanz; o diretor de Marketing da Turespaña, Diretor de Marketing da Turespaña; o secretário municipal de Relações Internacionais; e a diretora da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). O presidente da SPTuris destacou a vocação turística da capital espanhola, que recebe anualmente 58 milhões de turistas, sendo seis milhões de estrangeiros. Também lembrou que São Paulo e Madri são cidades já bastante ligadas, com características comuns como o turismo de negócios, gastronomia, compras e cultura, além da capital espanhola ser uma porta de entrada para a Europa para muito brasileiros.

Sobre o acordo, ele ressaltou a importância de conduzir as ações com seriedade, traçando um bom planejamento para que as intenções saiam do papel. “Esse é o início de uma grande parceria que faz parte de um projeto estratégico de promoção de São Paulo. Com a ajuda de outros órgãos e secretarias municipais, faremos diversos estudos de utilização do espaço e mobiliário urbano respeitando a legislação. A partir de agora, inicia-se um processo de apoio mútuo para estudarmos a melhor forma de promover São Paulo em Madri e, ao mesmo tempo, mostrarmos o que de melhor temos a oferecer para consolidar essa parceria”, finalizou.

Na mesma direção, Miguel Villanueva usou adjetivos positivos para falar sobre a capital paulista e enfatizou a importância de restaurar a estabilidade da atividade
turística num período em que a economia global ainda sofre os efeitos da crise financeira. Reafirmando a ligação que já existe entre São Paulo e Madri, duas cidades que se destacam no cenário cultural internacional, Villanueva mencionou as Noite Brancas madrilenas, um evento que reúne milhões de pessoas em uma agenda cultural que dura 24 horas ininterruptas, e que inspirou a Virada Cultural paulistana.

“São Paulo é uma das cidades que trabalha lado a lado com Madri. Temos acordos semelhantes firmados com outras grandes cidades, o que nos traz um grande aprendizado. Hoje, cada vez mais os turistas brasileiros viajam para o exterior, e São Paulo é um emissor que se mostra como um ótimo investimento”, completou.

Sobre a São Paulo Turismo

A São Paulo Turismo S.A. (SPTuris) é a empresa responsável pela promoção turística e de eventos da cidade de São Paulo. A empresa, de economia mista e com a maioria das ações pertencentes à Prefeitura de São Paulo, administra ainda o Parque Anhembi e o Autódromo de Interlagos. Veja mais detalhes em www.spturis.com e saiba mais sobre o turismo em São Paulo no site www.cidadedesaopaulo.com, pelo Twitter no endereço twitter.com/turismosaopaulo e por meio de vídeos no youtube.com/spturis. Ou acesse sugestões de roteiros no www.fiquemaisumdia.com.br

Sobre a Promoción Madrid

Promoción Madrid é uma agência vinculada ao órgão Governamental de Economia e Emprego da Prefeitura de Madri, desenvolvendo as atividades de promoção turística e difusão da imagem de Madri. Como agência de citymarketing, é responsável pela gestão de diferentes canais, com os quais promove a imagem de Madri para posicioná-la entre os principais destinos turísticos do mundo e que proporciona ao visitante e aos cidadãos todos os dados de interesse sobre a cidade. Promoción Madrid é um grande grupo multimídia.

Fonte: SPTuris