Fórum internacional discute qualificação urbana da capital paulista

Desenvolvimento sustentável é um desafio das grandes metrópoles

O prefeito de São Paulo participou nesta segunda-feira, dia 27, da abertura do Fórum Urbano Internacional "World Cities and Urban Design" (Cidades Mundiais e Projetos Urbanos), organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP).

O objetivo do evento, que acontece hoje e amanhã, na sede da Prefeitura, é discutir a qualificação urbana da cidade à luz de experiências internacionais. Entre os projetos apresentados durante o fórum, estão o da Nova Luz, que pretende revitalizar grande parte da região central da capital paulista.

"Cada vez mais as pessoas vivem nas grandes cidades. O mundo está cada vez mais urbano. Desta forma, é fundamental discutir a condução das cidades diante da perspectiva da sustentabilidade, da recuperação e da preservação do meio ambiente", disse o prefeito. Ele lembrou que promover o desenvolvimento sustentável é um desafio das grandes metrópoles.

"São Paulo está cada vez mais inserida neste processo", informou lembrando que, recentemente uma delegação da cidade participou da conferência do C40, em Seul, na Coreia do Sul, para discutir o combate às mudanças climáticas.

O evento reúne profissionais das áreas de urbanismo, arquitetura, turismo, patrimônio e arquitetura sustentável de cinco continentes. O fórum marca o lançamento oficial da 8ª Bienal Internacional de Arquitetura (BIA), também organizada pelo IAB-SP, que irá acontecer entre 31 de outubro a 6 de dezembro, no Parque do Ibirapuera (Zona Sul).

Fonte: SECOM