Deu na Imprensa - São Paulo e Madri assinam acordo de cooperação no setor turístico

Agência EFE

(EFE)- O Prefeitura de Madri e a empresa municipal de turismo de São Paulo (SPTuris), assinaram hoje um acordo de cooperação no setor turístico.O acordo foi assinado pelo delegado de Economia e Emprego da Prefeitura de Madri, Miguel Ángel Villanueva, e pelo presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.

Villanueva destacou em declarações a Efe que há três anos a Prefeitura da capital espanhola iniciou este tipo de convênios ao assinar o primeiro deles em Nova York, pela convicção que "a globalização leva ao protagonismo maior dos grandes centros". O acordo de colaboração permitirá às duas cidades empreenderem ações conjuntas para o desenvolvimento econômico, social e cultural de ambas através da projeção dos dois destinos turísticos.

O convênio contempla inicialmente a oferta cultural e de lazer de Madri nos 322 relógios eletrônicos públicos de São Paulo, que por sua vez disporá dos espaços de publicidade em vias públicas madrilenas, como as marquises, e os canais de comunicação da empresa de turismo EsMadrid. Villanueva antecipou que Madri assinará em breve acordos similares com Buenos Aires e outras três cidades europeias.

Para ele, Madri e São Paulo são grandes centros de "criação de riquezas, de criação de pensamento e de geração de vanguardas em todos os sentidos" e assim ambas podem se ajudar mutuamente para a realização de grandes eventos, como Copa do Mundo de 2014, que a capital paulista será uma das sedes. Segundo Villanueva, a experiência de São Paulo, como centro financeiro e de negócios latino-americano e epicentro de manifestações culturais, será amparada pelos responsáveis da gestão turística na capital espanhola.

Madri recebeu entre janeiro e setembro deste ano 90 mil turistas brasileiros, em sua grande maioria provenientes de São Paulo, número que superou em 30% à do mesmo período de 2008. Segundo SPTuris, São Paulo recebe cada ano 11 milhões de turistas, dos quais 1,7 milhões são estrangeiros e se concentram em eventos como o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a Parada do Orgulho Gay e a Semana da Moda.

O presidente da SPTuris reconheceu que São Paulo "não tem a tradição turística de Madri" mas destacou o potencial em matéria de exportação e importação de visitante da cidade, uma das seis maiores do mundo e que aparece entre as dez primeiras urbes para a realização de eventos internacionais.São Paulo é também a primeira cidade no mundo em destino dos investimentos espanhóis.

"São Paulo tem uma agenda muito rica, que inclui Copa das Confederações (em 2013), a Copa do Mundo e a experiência da Espanha para este tipo de eventos será muito importante. Este acordo é aberto e amplo. Contempla descontos como a promoção em épocas especiais do passaporte turístico de Madri", citou o brasileiro.

Fonte: Agência EFE - 12/11/2009