Acordo de cooperação busca incentivar turismo em São Paulo e Madri

Objetivo é unir esforços nas ações de promoção turística

Os representantes das empresas municipais de turismo de São Paulo e Madri assinaram nesta quinta-feira, dia 12, na capital paulista, um protocolo de intenções de cooperação mútua. A idéia da São Paulo Turismo (SPTuris) e da Promoción Madrid é abrir caminho para que as cidades colaborem em diversas ações futuras de promoção turística uma da outra.

O documento foi assinado pelo presidente da SPTuris e o conselheiro da Promoción Madrid, Miguel Ángel Villanueva, com a presença do cônsul-adjunto da Espanha em São Paulo, Ignacio García Lumbreras, representantes do governo de Madri e do secretário municipal de Relações Internacionais.

O acordo pretende abranger pacotes conjuntos entre as duas capitais, capacitações de agentes de viagem, divulgação de campanhas em materiais promocionais e sites, apoio a eventos e possibilidade de uso do mobiliário urbano, entre outros.

"Esse é o início de uma grande parceria que faz parte de um projeto estratégico de promoção de São Paulo. Trabalhar esse tipo de acordo é uma forma inteligente de trazer apenas benefícios para ambas as cidades e com a promoção direcionada para o público correto. Estamos muito satisfeitos", afirma o presidente da SPTuris.

Miguel Ángel Villanueva destacou que, "mediante este acordo, Madri e São Paulo estão dando um passo importante em sua aproximação, graças a uma política de cooperação baseada nos laços de amizade que os unem, para otimizar os recursos de promoção nestes tempos de instabilidade econômica generalizada".

A Espanha é um dos mercados prioritários para São Paulo, sendo o sétimo maior exportador de turistas estrangeiros para a capital paulista, de acordo com a pesquisa Fipe/SPTuris de 2008.

"Além de ser uma cidade belíssima e ter um idioma próximo ao nosso, o que já facilita para os turistas de ambos os lados, vale lembrar que Madri também é porta de entrada para a Europa, que é um mercado muito importante para nós", completa o presidente da SPTuris. Ele ressalta que parcerias como essa poderão ser realizadas em breve com outros destinos selecionados estrategicamente.

O Brasil é um dos mercados com maior potencial para o turismo na cidade de Madri e, ao lado de Argentina e México, um dos países ibero-americanos que mais enviam turistas para a capital espanhola. "Nossa presença em São Paulo tem o objetivo de promover a imagem de Madri na América Latina e abrir novos canais de comunicação e intercâmbio na promoção da nossa cidade como destino de lazer e negócios", diz Miguel Angel Villanueva.

Fonte: SPTuris