Encontro reuniu mais de 100 empresários e autoridades do setor portuário, logístico e de infra-estrutura do Brasil e da China

Evento teve a participação do secretário de Relações Internacionais

São Paulo, Brasil - Autoridades do governo, empresários do setor portuário e de infra-estrutura e representantes do Porto de Shenzhen, o quarto maior em movimentação de cargas do mundo e o segundo da China, participaram hoje de um encontro organizado pela Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), com mais de 100 empresários e autoridades brasileiras do setor, em São Paulo.

A missão foi chefiada por Zhang Siping, vice-prefeito de Shenzhen, Zhang Jianbi, diretor geral da administração de segurança marítima, autoridades alfandegárias, além de empresários do setor de administração de terminais, dentre eles o presidente do Grupo Yantian, Zheng Hongjie, um dos principais da China. O objetivo da visita ao Brasil foi apresentar o novo plano de crescimento e modernização do porto pós-crise, cuja plataforma de desenvolvimento e expansão está pautada na sustentabilidade do setor, com a modernização do porto em todos os sentidos.

Entre os participantes brasileiros estavam presentes o secretário Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Alfredo Cotait; o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger; o deputado estadual, Milton Flávio; o prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos; o coordenador de Infra-Estrutura e Logística da Secretaria de Estado Desenvolvimento de São Paulo, José Roberto dos Santos; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina; Gilberto Antônio Gadotti; o diretor de Desenvolvimento Comercial da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), Carlos Helmut Kopittke, o vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), Euclides Carli, entre outros.

Porto de Shenzhen - Fundado em 1979, o porto de Shenzhen, assim como a cidade, é um marco do crescimento econômico chinês. Em 2008, sua capacidade de movimentação de cargas atingiu 211 milhões de toneladas e 21 milhões de containers. Atualmente, atende 195 linhas internacionais e regionais, recebe 2 mil navios por mês, sendo 660 de containers. O período de atracamento dos navios é no máximo de 12 horas, com uma capacidade de descarregar 150 containers por hora.

Shenzhen - Desde a adoção de uma política de abertura e de reforma econômica pela China a cidade de Shenzhen é uma das que cresceram mais vertiginosamente no país. No final de 2008, seu PIB atingiu US$ 114.8 bilhões, com crescimento médio de 12.1% em relação ao ano anterior.

Fonte: Cleide Gonçalves - Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) - 13.10.2009