Deu na Imprensa - 40º Aniversário do Convênio de Cidades-Irmãs São Paulo-Osaka

Jornal Nippak - 11/09/2009

Por Aldo Shiguti e Afonso José de Sousa

Para comemorar o 40º Aniversário do Convênio de Cidades-Irmãs São Paulo-Osaka, a Associação Paulista de Relações Internacionais (Apri) e Convênio Cidades-Irmãs São Paulo-Osaka, com apoio da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Nikkey Shimbun, Jornal Nippak, Associação Beneficente dos Provincianos de Osaka NaniwaKai, Osaka City, São Paulo Turismo e Prefeitura da Cidade de São Paulo, realizaram no dia 5, na Praça da Liberdade, o Festival da Liberdade. O ponto alto da festa foi a inauguração do “Sino do Amor”, uma réplica do Sino Miotsukushi doado pela Prefeitura de Osaka e cujo original se encontra na parte superior do prédio da Prefeitura de Osaka. O sino original, que contém as palavras “Boa Criança”, foi um presente doado por mães para ser tocado todos os dias para o crescimento saudável das crianças da cidade japonesa.

Estiveram presentes na abertura do Festival da Liberdade, que também serviu para comemorar os 40 anos do Bairro Oriental – a programação se estendeu até o feriado de 7 de Setembro, com shows, apresentações de danças e comidas típicas – o cônsul geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe, e a consulesa Eiko Obe; os deputados federais William Woo (PSDB-SP) e Walter Ihoshi (DEM-SP); o secretário municipal de Relações Internacionais, Alfredo Cotait Neto; o presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki; e o idealizador do Bairro Oriental, jornalista Randolpho Marques Lobato; além de uma delegação de Osaka, composta por 37 membros e chefiada pelo vice-presidente da Comissão do Convênio Cidades-Irmãs, Shigeo Okada.

Alfredo Cotait Neto lembrou que a ideia de trazer a réplica do sino surgiu durante viagem do prefeito Gilberto Kassab (DEM) ao Japão, em maio, quando viajou para fortalecer os laços comerciais entre os dois países e tentar avançar em projetos de desenvolvimento de transporte no país. “É com muita alegria que recebemos a réplica do sino, que representa a vontade da cidade de Osaka para que esse convênio com São Paulo se fortaleça. Esperamos que esse tratado dure mais dez anos”, disse o secretário em entrevista ao Jornal Nippak, acrescentando que o acordo é uma troca de informações e conhecimentos e que pode render bons frutos para a cidade de São Paulo.

Shigeo Okada lembrou que Osaka é conhecida no Japão por sua hospitalidade e elogiou o prefeito  da capital paulista, que tem trabalhado para implantar rapidamente medidas que são boas para São Paulo. “Este exemplo deve ser seguido por outros administradores públicos”, ressaltou. Okada explicou que completar 40 anos no Japão representa um marco. “É uma idade-símbolo. É o momento em que a pessoa passa para a maturidade e acredito que as relações entre Osaka e São Paulo atingiram essa maturidade”, destacou.

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, Walter Ihoshi, lembrou que acompanhou o prefeito São Paulo durante sua visita ao Japão. “Em Osaka, fomos recebidos pelo prefeito, Kunio Hiramatsu, e recebemos a notícia da doação da replica do sino do amor, símbolo instalado na prefeitura da cidade.

“A instalação vai fortalecer a presença de Osaka em São Paulo, são duas cidades parecidas e semelhantes que tem uma agenda grande pela frente, principalmente São Paulo. Uma cidade grande que se desenvolveu muito através do comércio e que ao longo do tempo aprendeu e cuidou muito do meio ambiente”, ressalta.

Walter Ihoshi acredita que São Paulo pode tirar proveito de exemplos característicos de Osaka como o importante Rio Yodo que atravessa o centro da cidade. Por ser despoluído ele pode servir de modelo para o Rio Tietê, um desafio grande para que ao longo do futuro também seja despoluído e oferecer aos paulistanos uma condição melhor de vida. “Essa é uma parceria que está nascendo com os 40 anos e o evento de hoje é um marco. A tendência é, através dessa amizade, fortalecer os laços e relações de amizade com Osaka, aprender mutuamente o que nós e eles têm a oferecer”, afirma o parlamentar ao completar que o prefeito direcionou a assinatura do convênio de cidades irmãs nas questões ambientais.

Questionado sobre a importância do tratado o deputado federal William Woo (PSDB) ressaltou a relação entre as duas cidades. Osaka, por exemplo, é uma das grandes cidades do Japão que concorreu para ser a sede da última olimpíada realizada na China. “É uma cidade parecida com São Paulo, uma grande metrópole. Esse convênio é uma relação de amizade entre os dois países, várias ações já foram feitas nesses 40 anos, desde praças, ruas, recuperações e intercâmbios. Já estive em Osaka e a alegria maior foi ver minha família, tia, tio e primos que moram nessa cidade”, assegura.

William Woo ressalta que o convênio aprovado pelas câmaras municipais de São Paulo e Osaka, cria entre as duas cidades irmãs uma relação de trabalho. “É muito comum São Paulo que também é cidade irmã de Seul (Coréia do Sul) e Xangai (China), ter um convênio com várias cidades do mundo”, atesta. Indagado sobre a importância da instalação do sino do amor na Praça da Liberdade, o deputado disse que o sino vai sintonizar a união entre as duas cidades.

Paz e amor – Para o presidente do Instituto Paulo Kobayashi, Victor Kobayashi, o Tratado de Cidades Irmãs São Paulo/Osaka respaldou e caracterizou a Liberdade com cara de bairro japonês, algumas ações originaram a Prefeitura de São Paulo a dar o nome, por exemplo, ao Viaduto Cidade de Osaka e instalar as suzurantos. “Já autorizada pelo Metrô, quando o sino do amor for instalado na Praça da Liberdade, vai simbolizar a união do tratado e relacionamento entre as duas cidades, vai ser muito bom”, sustenta.

O presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki, destacou que “é uma grande honra para o Bairro da Liberdade receber essa réplica do Sino Miotsukushi, que simboliza o amor e a paz”. “O meu desejo é que o sino seja instalado definitivamente neste bairro, que reúne a maior concentração de japoneses fora do Japão, para que todos o apreciem e o reverenciem evocando as bênçãos do amor e da paz transformando cada vez mais este bairro tipicamente oriental em um bairro ainda mais forte e reconhecido por resguardar as tradições de nossas origens”, discursou Ikesaki.

Um dia antes, na sexta-feira (4), a comitiva japonesa esteve na Prefeitura de São Paulo onde foi realizada uma cerimônia de doação do sino na Prefeitura de São Paulo com as presenças da vice-prefeita e do secretário municipal de Relações Internacionais.

Fonte: Jornal Nippak - 11/09/2009