São Paulo na Expo Xangai 2010

Feira mundial deverá multiplicar negócios e investimentos

O prefeito de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, dia 26, a participação da cidade de São Paulo na Expo Xangai 2010, cujo tema é "Better City, Better Life" (Cidade Melhor, Vida Melhor). Esta é a primeira vez que cidades participam de uma Exposição Mundial. Das 188 cidades candidatas à concessão de um espaço na Expo, 55 foram selecionadas e São Paulo, com o projeto Cidade Limpa, ficou em quarto lugar.

O prefeito ressaltou que participar da feira é uma oportunidade grandiosa para apresentar a cidade aos cerca de 70 milhões de visitantes esperados e, conseqüentemente, ao mundo. "É muito relevante o fato de São Paulo participar nesta primeira vez em que o evento é aberto a cidades do mundo todo. Espero que a maior cidade do País e os empreendedores brasileiros possam participar juntos dessa grande oportunidade, para que possamos mostrar as nossas realizações, políticas públicas, projetos e potencial", afirmou.

O prefeito também confirmou o destaque dado à renovação urbana e ao combate à poluição, temas que serão a base do projeto apresentado na Expo ."A [lei] Cidade Limpa está à frente. É uma referência e foi fundamental pra que São Paulo fosse escolhida para participar da Expo e dessa maneira levar seu nome a esse evento", explicou o prefeito.

O cônsul geral da China em São Paulo, Sun Rongmao, confirmou a importância cultural e econômica que a participação representa. "A presença de São Paulo na Expo oferecerá oportunidades para mostrar seu potencial econômico e desenvolvimento a longo prazo e abrir investimentos internacionais", afirmou.

A feira se estende de 1º de maio a 31 de outubro de 2010. Serão 184 dias para posicionar a cidade no exterior e consolidar a imagem da capital paulista como cidade global. "São Paulo conquistou seu direito de participar dessa Expo. A Cidade recebeu do governo chinês um espaço de 400 m² na área de melhores práticas urbanas para apresentarmos o que temos de melhor em nossa práticas públicas para melhorar a vida do cidadão", afirmou o secretário municipal de Relações Internacionais.

Outro aspecto importante na participação da cidade de São Paulo nessa exposição é consolidar sua imagem como uma cidade global, exibir seu potencial competitivo e atrair turistas e negócios. Além do aspecto econômico, São Paulo irá mostrar diversas atrações que representam a cultura e o desenvolvimento da cidade. 

As Exposições Mundiais acontecem desde 1851 e se consolidaram como local de apresentação e divulgação de grandes invenções mundiais. A Expo Xangai 2010, a primeira realizada em um país emergente, promete ser a maior de todos os tempos, com recorde de participantes e visitantes. É uma oportunidade para apresentar-se a uma das economias que mais crescem no mundo e um mercado consumidor cada vez mais gigantesco. Estão sendo esperadas 70 milhões de pessoas.

Com o tema escolhido, a Expo Xangai pretende chamar a atenção do mundo para a necessidade de construir uma vida melhor nos ambientes urbanos. A ideia é que São Paulo exponha sua experiência na recuperação de ambientes degradados. "São Paulo e Xangai são cidades irmãs e grandes metrópoles internacionais, modernas e industrializadas. As duas cidades podem aprender uma com a outra", disse o cônsul.


Programação prevista de São Paulo na Expo Xangai 2010

Maio: o público conhece a diversidade de opções turísticas e gastronômicas que a metrópole paulistana oferece. Entre as atividades propostas estão workshops com chefs renomados, degustação de produtos e pratos típicos e apresentação de roteiros turísticos diferenciados.

Junho: a programação contará com apresentações culturais de dança, música, teatro, cinema, fotografia e demais manifestações artísticas como arte-grafite. O conceito é exibir as principais características da cidade e revelar o que São Paulo representa em termos de cultura e entretenimento.

Julho: é a hora de apresentar as opões de esporte e lazer que a cidade oferece. Entre as ações previstas estão palestras com personalidades do mundo esportivo e exposição dos preparativos da cidade para a Copa do Mundo de 2014.

Agosto: os eventos revelarão como a capital paulista é um importante pólo de inclusão social e digital. Serão apresentadas ações ligadas ao desenvolvimento urbano e social de São Paulo dentro do novo contexto produtivo global na Era da Informação e do Conhecimento. 

Setembro: os eventos mostrarão as ações da Prefeitura que contemplam meio ambiente, sustentabilidade e a recuperação e preservação da natureza. A idéia é mostrar como a cidade promove o desenvolvimento sustentável, com melhorias urbanísticas, inovações tecnológicas e iniciativas de combate ao aquecimento global.

Outubro: encerrando a programação, será a hora de mostrar como São Paulo tem se modernizado e promovido melhorias em infra-estrutura, para atrair novos investimentos e promover o desenvolvimento. Entre as propostas está a apresentação do projeto Nova Luz.                  


(Texto: Secom / SMRI)