São Paulo ganha Centro de Excelência de Medicina do Esporte

Iniciativa é pioneira na América Latina

De olho nas Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, a Prefeitura de São Paulo inaugurou, nesta terça-feira, dia 3, o Centro de Excelência de Medicina do Esporte. A iniciativa pioneira na América Latina vai permitir a melhor formação de atletas para competições nacionais e internacionais, como acontece em outros países. O local obedece padrões internacionais. A entrega foi feita pelo prefeito de São Paulo, acompanhado pelos secretários municipais de Esportes, da Saúde, do Meio Ambiente e do presidente da São Paulo Turismo (SPTuris).

Com cerca de 700 metros quadrados, a unidade recebeu o nome Caio Pompeu de Toledo, em homenagem ao secretário municipal e estadual de Esporte de São Paulo, falecido em 1994. O corpo clínico especializado em medicina esportiva passa a atuar no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), localizado no bairro de Moema. A estrutura conta com salas multiuso, de enfermagem, eletrocardiograma, esterilização, consultórios (ginecologia, ortopedia, cardiologia, medicina esportiva, pediatria, endocrinologia, assistência social e odontologia) e vestiários, além dos departamentos de fisiologia e fisioterapia, já existentes.

O centro é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes (Seme) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio de um convênio com a Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM), ligada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O investimento é de R$ 593,5 mil. O projeto conta com o apoio dos hospitais São Paulo e Dante Pazzanese.

“É mais um passo que a cidade de São Paulo dá no sentido de oferecer melhores oportunidades aos jovens que querem praticar esportes, em especial o olímpico. Com isto ganham todos, em especial o Brasil, que precisa se estruturar para disputar as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016”, disse o prefeito.

O objetivo é dar apoio científico às modalidades esportivas, por meio do atendimento clínico e cirúrgico e acompanhamento dos atletas. O COTP é pioneiro na América Latina, ao trabalhar com equipe multidisciplinar e especialista em Medicina do Esporte.

“A Olimpíada é uma conquista brasileira. Sendo assim, a cidade de São Paulo contribuirá com o País, principalmente no que diz respeito ao investimento em esporte de alto rendimento. Esta unidade vai proporcionar trabalho afinado entre as áreas médica e técnica, um dos grandes segredos para a formação de campeões”, afirma o secretário municipal de Esportes.

O COTP é o único centro esportivo público do País voltado para a formação de atletas. Atualmente, ele oferece treinamento a cerca de mil jovens entre 7 e 17 anos, em dez modalidades: atletismo, basquete, boxe, futebol, ginástica artística, handebol, judô, luta olímpica, natação e vôlei. Somente em 2009, o COTP já revelou cerca de 60 atletas e treinadores para as seleções brasileiras, estaduais e regionais em diversas categorias e modalidades.

Fonte: Secom