Crianças aprendem fundamentos do futebol no CDC União do Parque

O Clube da Comunidade (CDC) União do Parque, localizado na Rua Frei Mateus De Assunção, s/n, no Parque São Rafael, em São Mateus, está realizando diversas atividades destinadas à toda comunidade, entre elas a escolinha de futebol. Essa ação é de responsabilidade da Associação Amigos São Mateus/ACEEM, que também oferece aulas de basquete, capoeira, ginástica e Muay Thai.

As aulas de futebol acontecem todas as 2ªs e 4ªs feiras, em dois horários, das 9 às 11 e das 15 às 17 horas. São mais de 30 crianças cadastradas, de 6 a 14 anos. O responsável pelo treinamento é Edson Pellegatti da Silva, 43 anos, que há 10 anos realiza trabalho voluntário em São Mateus e Cidade Tiradentes. As crianças tem contato com o trabalho desde a base, fundamentos do futebol, passe, domínio, utilizar as duas pernas pra bater na bola, tudo isso, de acordo com Edson, “nossa preocupação é formar cidadãos de bem, faço por amor ao esporte, não consigo viver sem, pois esporte é vida, esporte é saúde”.

A participação é aberta a todas as crianças, meninos, meninas, com necessidades especiais, “Todos são importantes pra mim, não faço distinção entre eles”, afirma o treinador. Mas, uma coisa é importante e faz a diferença, o que conta muito é o desempenho escolar de cada um, se for bom na escola, terá mais chances de jogar, se não estiver tão bem, o treinamento continua, mas a possibilidade de jogar acaba diminuindo, o alerta de Edson é: tem de ser bom na escola, pra depois ser bom de bola.



A maior dificuldade está na falta de investimento, por se tratar de uma associação relativamente nova, ainda não conseguem escrever projetos para captação de recursos, atualmente conta com o apoio da Supervisão de Esportes da Prefeitura Regional São Mateus, com a colaboração dos pais dos alunos, todo material utilizado vem de doações ou é próprio do treinador.



Desde o início de 2017 a Prefeitura Regional tem se dedicado na manutenção do CDC União do Parque, pois o espaço estava subutilizado e havia se transformado um ponto de venda e consumo de drogas. Com muito esforço e as parcerias com associações e comunidade, as famílias retornaram e hoje os moradores do entorno se apropriaram de maneira muito mais proveitosa.