Implantação do Polo de Ecoturismo de SP

Visita do Secretário adjunto foi um dos motivos da aceleração da criação da Secretaria do Turismo

Nos dias 20 e 21/08 estiveram presentes na região do polo o Secretário Adjunto SGM Alexis Vargas junto com membros do gabinete Claudia Monteiro, Jabs Cres e Natália Corazza para seguimento da implantação do Polo de Ecoturismo de SP.

O secretário juntamente com uma comitiva de empresários locais e um representante da Prefeitura Regional Parelheiros percorreram por alguns pontos turísticos da região do Polo (Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé) reunindo informações sobre o status do projeto com o intuito de auxiliar o GT (Grupo de Trabalho Intersecretarial do Polo de Ecoturismo de São Paulo) a resolver qualquer tipo de problemas que venham ocorrer na implantação.

A visita começou na segunda com uma passagem no bairro de Ponte Alta, em seguida a comitiva parou na Fazenda do Japonês, outro ponto turístico visitado foi o Borboletário de São Paulo, de lá visitaram a reserva da Sabesp que existe na região , reserva esta que é responsável por um a cada três copos de água potável consumida na cidade, após uma parada no centro de Marsilac o dia terminou na Chácara Santos que fica situada no bairro do Colônia Paulista.

O segundo dia iniciou com um café da manhã no Centro Paulus, após, iniciaram as visitas no Solo Sagrado localizado no Jardim Casa Grande, posteriormente a comitiva passou pela Aldeia Indígena Tekoa Kalipety onde conheceram um pouco dos costumes indígenas, passaram também pelo Cemitério do Colônia outro ponto turístico da região e finalizaram o dia com um passeio pela Ilha do Bororé onde conheceram o Mirante do Bororé, ainda na ilha conheceram a Igreja de São Sebastião ou ponto turístico da ilha e também o projeto Ecoativa que fica bem próximo à balsa que foi o ponto final da visita.

Na quinta dia 23/08 houve um encontro na sala de reuniões da SGM (Secretaria do Governo Municipal) com o grupo responsável pela implantação do Polo, com o objetivo de adotar metodologia de gestão de projetos que viabilize a execução e o monitoramento do trabalho. Foram selecionadas em consenso, 37 ações prioritárias de um universo de 107 ações, para uma primeira onda de implantação do Plano de Desenvolvimento do Polo de Ecoturismo de São Paulo.

A partir de agora o GT deverá elaborar um cronograma para implantação dessas 37 ações da primeira onda e em seguida, mais ações serão selecionadas até que todas sejam implementadas.

Diante disso está cada vez mais próxima a implantação do Polo na nossa região e assim teremos maior visibilidade para o restante da cidade, estado e país.