Mercadão da Lapa comemora 64 anos com muitas atividades

Um dos mais tradicionais centros de abastecimento da cidade fará aniversário dia 24

Inaugurado no dia 24 de agosto de 1954, o Mercado Municipal da Lapa foi um dos muitos equipamentos públicos entregues à população, por ocasião do IV Centenário da fundação de São Paulo. Conhecido pela sua diversidade de produtos oferecidos ao consumidor, o “Mercadão da Lapa”, como é carinhosamente chamado pelos lapeanos, hoje é uma referências de centrais de abastecimento não só na região, mas como de toda cidade, perdendo talvez apenas só para o Mercado Municipal da Cantareira, no Centro.

Por conta dessa importância histórica, a Prefeitura Regional da Lapa em parceria com a Administração do Mercado; Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios); e com a ACOMEL - Associação dos Comerciantes do Mercado da Lapa realizará nos próximos dias 23, 24 e 25, uma série de atividades comemorativas ao aniversário do Mercadão. Além da apresentação do Coral da USP, marcada para às 16 horas de sábado, dia 25, haverá Oficina PET, com ervas aromáticas e medicinais; distribuição de mudas e composto orgânico, que são produzidas no Pátio de Compostagem da Lapa; Cozinha Escola, com palestras e dicas de alimentação saudável; food trucks com receitas, nos outros dias do evento.

Para melhor atender seus freqüentadores e permissionários, o Mercado Municipal da Lapa está trocando suas luminárias, com lâmpadas de LED. O trabalho incluiu ainda reparos nas partes elétrica e hidráulica e deverá ser concluído até o dia 23.

Outra importante conquista foram as obras viárias, de drenagem e acessibilidade na Rua Conrado Moreschi, que fica atrás do Mercadão, entregues no dia 19 de julho. A rua, que sofria com constantes alagamentos no período de chuvas e empoçamento de água, por conta das ligações irregulares de esgoto, ganhou uma galeria de águas pluviais, teve sua calçada revitalizada, acessibilidade e rebaixamento para atender as sete linhas de ônibus, que fazem parada final e o asfalto foi refeito, atendendo uma antiga reivindicação não só dos permissionários do Mercado Municipal da Lapa, como também dos usuários do transporte público e da população em geral. A obra foi uma parceria da Prefeitura Regional da Lapa, com SP Trans e Sabesp, que instalou tubulação para conexão com a rede de esgoto dos comércios que ainda não utilizava o serviço. Nesta mesma rua, o muro ao lado de uma loja está sendo grafitado por artistas da Lapa.


Confira a programação completa da Festa de Aniversário do Mercadão da Lapa:


Dia 23/08 (quinta-feira):
Das 11 às 13 horas: Curso e Oficinas de Alimentação Saudável (Tema: Pães integrais e Pães sem Gluten-Cosan);
Das 11 às 18 horas: FoodTruck com chefe Alex Caputo;
Das 13 às 14 horas Palestra “Como Incentivar a população para uma alimentação saudável”, com Fernanda Katsuragi;
16 horas: Oficina de Pet;
17 horas: Acordeões em Seresta;

Dia 24/08/18 (sexta-feira):
Das 08 às 17 horas: Distribuição de mudas e Composto Orgânico (Inova);
Das 11 às 13 horas: Curso e Oficinas de Alimento Saudável. Tema “Oficina de Quiche: Tradicional e Vegetariano” – Cosan;
Das 11 às 18 horas: FoodTruck, com chefe Alex Caputo;
Das 13 às 14 horas: Palestra “Orientação à população para a melhoria da qualidade de vida e saúde”, com Fernanda Katsuragi;
16 horas: Tenor Carlos Mader e o Maestro e Pianista Gustavo Petri (Música Lírica e Canzone Napolitane);
16 horas: Oficina de horta em Pet;
17 horas: Corte do Bolo e Parabéns.

Dia 25/08/18 (sábado):

Horário: 10 horas: Oficina de Pet
Horário: Das 11 às 13 horas: “Curso e Oficinas de Alimento Saudável – Marmita Fitness” – Cosan;
Das 11 às 18 horas: FoodTruck com chefe Alex Caputo;
12 horas: Oficina de horta em Pet;
14 horas: Oficina de horta em Pet;
Das 13 às 14 horas: Palestra “Diminuição dos índices de obesidade em crianças e adolescentes”, com Fernanda Katsuragi;                                                                                                                                                                                                                    16 horas: Apresentação do Coral da USP / Oficina de horta em Pet;

* Durante os três dias do evento será apresentada em formato digital em cinco diferentes pontos do mercado, a história do Mercado Municipal da Lapa.