Cem Minas na Rua

Lapa de Baixo vai ganhar a cor e a força das mulheres na Virada Sustentável 2018. No domingo, 26, os muros serão grafitados por mais de cem artistas mulheres

A Rua Heliodoro Ébano Pereira, na Lapa de Baixo, vai ganhar a cor e a força das mulheres na Virada Sustentável 2018. No domingo, dia 26 de agosto, os muros da via serão grafitados por mais de cem artistas mulheres. A ação será parte do evento Cem Minas na Rua, que além da grafitagem terá também rodas de conversa e atividades artísticas, tudo feito por mulheres.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura Regional da Lapa, em parceria com a Virada Sustentável e o apoio da Liberty Seguros. Após a ação, o espaço será simbolicamente batizado de Rua das Cem Minas.

O evento acontecerá durante todo o dia e, enquanto as artistas grafitam, as Djs do Sounds of Siririca tomarão conta da trilha sonora. Haverá ainda uma feira de produtos de mulheres empreendedoras em que todos poderão comprar sua alimentação e outros produtos.
A ideia de ter uma via grafitada apenas por mulheres foi apresentada à Prefeitura Regional da Lapa pelas artistas Mariana Jorge, a Majo, e Mado Lopez, responsáveis também pela mobilização das demais artistas envolvidas na ação. “Na hora começamos a pensar como viabilizar. Levamos a proposta para o pessoal da Virada Sustentável, porque a ação se conecta com o ODS 5, de igualdade de gênero. Ele abraçaram e vamos pode entregar à população esse projeto cheio de significado”, comenta o prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes.

Majo ressalta que, para as artistas, esta ação é também uma forma de inspirar outras mulheres. "Para nós é importante ter figuras femininas em atividades estereotipadas como masculinas. Precisamos de espelhos e incentivos para assim podermos inspirar outras
mulheres a se expressar livremente”, diz.

Mado complementa falando do quão importante é discutir o papel das mulheres na nossa sociedade. “Quem de nós já não ouviu: ‘mulheres não dão conta de subir em escada’,
‘mulheres não conseguem pular muro’, ‘elas não aguentam carregar galões de tinta’, entre outras? É um conceito tão opressor e ultrapassado, mas muito presente em nossa caminhada. Por isso, cá estamos para provar que não representamos em nada esta imagem deturpada da figura feminina frágil e delicada, nem enquanto artistas de rua nem enquanto cidadãs”, afirma.

Durante a ação Cem Minas na Rua serão ainda recolhidas provas para tentativa do recorde de local grafitado exclusivamente pela maior quantidade de artistas mulheres.

PARTICIPE

Grafitagem:

Artistas interessadas em participar da grafitagem devem enviar um e-mail para cemminasnarua@gmail.com com um breve descritivo sobre o sua experiência e duas fotos de trabalhos já realizados, até o dia 17/8. Não será pago cachê pelo trabalho artístico. As 100 primeiras artistas inscritas receberão um kit de tintas.

Feira de mulheres empreendedoras

As empreendedoras que quiserem expor e comercializar os seus produtos no evento devem enviar um e-mail para cemminasnarua@gmail.com com informações sobre o que pretende comercializar. Não será fornecida infraestrutura e nem barracas.

PROGRAMAÇÃO

Local: Rua Heliodoro Ébano Pereira (https://goo.gl/maps/zEfmJ2DFdBq)

Data: Domingo, 26 de agosto Horário: 9h às 18h30 ESPAÇO DO PAPO
10h às 11h30 - Roda de Bate papo com Bike Anjas -Oficina de Conforto

Com a proposta de estimular mais mulheres a usar bicicleta nos deslocamentos diários, a oficina de conforto para ciclistas iniciantes, conta com dicas para chegar nos locais sem que a rotina de pedalar seja um incômodo.
Bike Anjas São Paulo se inspirou no grupo de mulheres de todo país que surgiu após o segundo Encontro Nacional da Rede Bike Anjo em 2015, o ENBA. E pela demanda feminina nas oficinas do programa EBA-SP e em outubro de 2016 criou o Bike Anjas - SP para auxiliar ciclistas iniciantes a terem pedaladas incríveis nas ruas da cidade com pedais mensais. Além disso as Anjas elaboraram uma oficina voltada para mulheres que precisam de dicas para tornar o seu pedal mais confortável e seguro, com um kit super completo de ferramentas e materiais para serem utilizados, as anjas estimulam que ciclistas iniciantes pedalem em seus trajetos diários.

12h às 13h30 - Liberty Mulheres Seguras apresenta: Roda de empoderamento e empreendedorismo Feminino - Toda Mulher é um pouco empreendedora
E é por isso que o Mulheres Seguras, projeto da Liberty Seguros que apoia o empoderamento feminino, preparou uma roda de conversa especial. Vamos falar sobre a importância da igualdade de gêneros no mercado de trabalho, apresentar técnicas de negociação e como as mulheres podem se tornar mais influentes, além de conhecer cases de sucesso. Participe de uma manhã de muito aprendizado e troca, além de conhecer outra mulheres interessantes e aproveitar o momento para networking.

14h às 15h30 - ATIVIDADE A CONFIRMAR

16h às 17h30 - Roda de conversa com mulheres trans

Bate papo com mulheres trans para falar sobre sua inserção no mercado de trabalho e dificuldades que enfrentam no dia a dia.

ESPAÇO DAS ARTES

11h30 às 12h30 - Obinrin Trio

Obinrin é sinônimo de feminino em yorubá, e toda essa potência criadora se traduz em sua música. Raíssa e Lana Lopes estavam ressoando juntas desde o útero de sua mãe. As gêmeas viram Elis Menezes tocando no carnaval de 2016 e, sem perceber, já começaram a improvisar e trocar musicalmente pelas calçadas. A banda veio de um susto, escolheram o nome no mesmo dia em que fizeram sua primeira música juntas e no dia seguinte estavam fazendo seu primeiro show, com músicas que buscam reviver as raízes da MPB.

14h30 às 16h - Casada Consigo Mesma

Num pequeno altar florido, um espelho aguarda a noiva. A noiva é qualquer mulher que aceitar o convite das palhaças para celebrar um compromisso consigo mesma. "Você promete amar-se e respeitar-se na saúde ou na doença?, "Você se aceita?", "Você promete amar-se por todos os dias de sua vida?". As palavras sagradas, o ritual do buquê, jogar arroz e fotos, tudo é seguido à risca. A promessa é consigo mesma e bendita por muita palhaçada. Já realizamos a intervenção na Avenida Paulista Aberta; Virada feminista do Centro Cultural da Juventude; Virada feminista Casa de Cultura do Butantã; Virada Feminista da Escola Livre de Teatro; Sarau do Charles; Congresso Internacional de Humor Luso Hispânico – Chile.

17h30 às 18h30 - Baque Bolado

Apresentação de Afroxé realizada pelo grupo Baque Bolado em uma formação apenas com mulheres.

10h às 18h (com intervalos durante as demais apresentações artísticas) - Sounds of Siririca DJ Set de Gabi Pensanuvem e Mari Boaventura.
Mari Boaventura - Integra o AfroHub - Projeto de Jovens Mulheres fortalecidas na Luta contra o sexismo e machismo, financiado pela embaixada Britânica e Oxfam. É a dj oficial da coletiva ComunaDeusa e compartilhou a residência sonora na coletiva Pitangueira, onde apresentava um programa homônimo na RádioSilva.org, dedilhando o #soundsofsiririca e outros sons do mundo. Foi produtora do Festival Órbita. Já tocou com Luana Hansen, Mel Duarte, Rincon Sapiência, Stephanie Roberta, Luedji Luna, Dj Hum, Seu Oswaldo, entre outros. Sua pesquisa musical é dedicada exclusivamente aos sons produzidos por artistas negros. Sua paixão pela musicalidade africana é notável na naturalidade com a qual apresenta ao público as formas sonoras da diáspora africana. Seus discos já rodaram em festivais como YellowFest (Chapada dos Veadeiros - GO), AfroMusic SP, Semana do Hip Hop de Bauru, Festival Órbita (São Paulo), Slam das Minas (São Paulo) e Circuito SESC.

Gabi Pensanuvem - Garimpeira-feiticeira, a dj paulistana discoteca desde 2009 e é a criadora, produtora e DJ residente de algumas das festas mais massa de São Paulo. Atualmente

responde pelas festas Macumbia, que surgiu em 2011 e homenageia diversos estilos da música latina; Sounds of Siririca, que realiza com a dj Mari Boaventura e participa dos coletivos CESTA e Domingaz, com as djs Dé Schuw e Ceci Tunes. É criadora também do Festival Órbita, que já conta com 10 edições. Na seleção 100% vinil tem samba, cumbia, guajira, funk, reggaes e outras malemolências!

LINK DO EVENTO NO FACEBOOK - https://www.facebook.com/events/235162323995890/