Jabaquara recebeu conferências dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Pautada em 5 eixos temáticos, as Conferências garantem o debate de novas propostas relacionadas ao tema.

 No último dia 20 de agosto, aconteceram no CEU Caminho do Mar a IX Conferência Lúdica Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de São Paulo e a XI Conferência Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de São Paulo. Foram etapas regionais, com o objetivo de fortalecer o dialogo e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não-governamentais de promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Tratam-se de um espaço para apresentação de novas políticas e possíveis ajustes nas políticas vigentes.

No período de manhã, o espaço foi destinado a conferência lúdica com a participação de crianças e adolescentes ativamente, levando propostas coerentes e aplicáveis à realidade. Estiveram presentes 257 pessoas, entre elas crianças de 06 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos. O objetivo era mobilizar crianças e adolescentes para a reflexão, o debate e a propostas, a partir do estatuto da criança e do adolescente e da temática da conferência nacional que é “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”.

No período da tarde houve a conferência tradicional, com a participação de 119 pessoas entre educadores, lideres comunitários, entidades e membros da sociedade civil.

Estiveram presentes na abertura do evento a Prefeita Regional do Jabaquara - Fátima Marques, a Diretora de Divisão de CEUS e Ensino Fundamental - Kátia Vicente, Supervisão da Assistência Social – Maria Janice de Souza , Supervisão Técnica da Saúde Vila Mariana e Jabaquara – Dra. Célia Regina Sekurcinski, Conselho Tutelar – Edcarlos Faustino Guilherme, Representante das Ong’s - Terezinha dos Santos.

A Prefeita Regional do Jabaquara Fátima Marques destacou em seu pronunciamento a importância da participação de todos em nome do bem comum e a partir daí a necessidade em atender a criança e adolescente de hoje, permitindo crescerem adultos saudáveis e com vontade de realizar um país do bem para todos.

As conferências estavam estruturadas em cinco eixos temáticos para orientar os debates. São eles: Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e inclusão social; Prevenção e enfrentamento da violência contra criança e adolescentes; Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; Espaço de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Cada conferencia elege delegados e delegadas que representam suas regiões e podem deliberar sobre as propostas nas etapas municipais. No Jabaquara foram eleitos 12 delegados na manhã e 5 delegados a tarde, que participarão da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2018, das 10h às 20h, no Centro Cultural Municipal Olido, em São Paulo.