Jabaquara combate pontos viciados no descarte irregular de lixo

Criatividade e aproveitamento de materiais são usados como ferramenta no combate ao lixo

 

A Prefeitura Regional Jabaquara vem atuando no combate ao lixo desde o início de 2017. Com ações diversas tem procurado o envolvimento da comunidade em parcerias com entidades, igrejas e conselhos municipais. Agora mais uma estratégia foi adotada, a utilização de matérias recicláveis na construção de áreas verdes em pontos viciados no descarte irregular de lixo.

Em março, foram feitos canteiros e plantio de arvores usando pneus pintados como suporte. A ação foi realizada em 3 pontos críticos no bairro: Rua Áurea Lejeune
Praça Nardino (ao lado do Parque Nabuco), Rua Durval Pinto Ferreira.

A primeira iniciativa nesse sentido foi feita em fevereiro na Rua Amborés, área paralela a Rodovia Imigrantes, que freqüentemente era invadida nas madrugadas por caçambas de entulho. Naquele local foram construídos floreiras altas e pontos espalhados com floreiras feitas de pneus velhos que foram revitalizados.

Essas ações devem ser repetidas em outros pontos do bairro e são uma forma de inibir que seja feito o descarte irregular de lixo.

Sobre Ecopontos

O lixo não recolhido na coleta diária, deve ser descartado no Ecoponto. O Ecoponto aceita resíduos da construção e demolição de pequenos geradores, além de facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais. São locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, madeira, entulho de construção,etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. A intenção da Prefeitura de São Paulo é aumentar o número de unidades. Todos os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.
O Jabaquara tem dois Ecopontos, localizados: Rua Opixe S/Nº x Rua Frederico Hoeme - [Mapograf 219-E-17] e Rua Genaro de Carvalho x Rua Jupatis - [Mapograf 262-Z-20].
Mais informações também pode ser obtidas pelo telefone 0800-7777 156.