Audiência Pública da saúde “A rede que queremos”

O Encontro Regional da Rede de Atenção à saúde aconteceu no CEU Lajeado, nesta segunda (25.06) para discutir sobre a atual situação da saúde em Guaianases, e foram abordados diversos assuntos e apresentados os índices da rede SUS (Sistema Único de Saúde) em Guaianases. Ao final, todos que foram prestigiar o evento tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e sugestões de melhoria da rede.

Para apresentar os índices e aprofundar sobre os dados de Guaianases relacionado ao SUS, a Elza de Santana Braga, Coordenadora Regional de Saúde Leste, fez uma explanação de diversos assuntos, em destaque Elza informou que a população idosa de Guaianases tem aumentado nos últimos anos. Outro dado que chamou muito atenção foi a redução do número de mortalidade infantil, que nos últimos 3 anos tem diminuído, de 74 em 2015 para 67 em 2017.

Também foi exposta aos presentes a meta de 10 casos de tuberculose por 100 mil habitantes até o ano de 2035. Hoje no distrito de Guaianases este número é superior a 70 casos para cada 100 mil habitantes, e somente em 2016 tiveram 176 novos casos, já em 2017 foram 171 casos. Atualmente a Supervisão de Saúde, representado pela supervisora Suzana Maria Velloso Dutra Pugliano tem trabalhado com importantes campanhas de conscientização de prevenção dessa doença. Também estiveram presentes neste encontro o Prefeito Regional Guaianases, Antonio Eduardo dos Santos – Chiquinho 90 e a Comissão de Saúde.