Roda de Conversa do Ônibus Lilás reúne cerca de 100 mulheres

 Cerca de 100 mulheres participaram da Roda de Conversa “Mulher sem Violência”, na manhã dessa quinta-feira (16), na Unidade Móvel do ônibus Lilás, localizada na Rua Conceição do Formoso, ao lado da sede da Prefeitura Regional, Avenida São Miguel, 5550 – Jardim Cotinha, Ponte Rasa.

O evento promovido pelo programa Ônibus Lilás, Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria da Mulher, com apoio da Prefeitura Regional Ermelino Matarazzo, fez parte da comemoração de 12 anos da lei Maria da Penha. Ele contou com as presenças dos representantes de grupo de trabalho sócio assistencial, do Programa Mães da Luz, da 7ª.Delegacia de Policia da Mulher de Itaquera, Coordenadoria de Politicas sobre Álcool e Drogas, do Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), Núcleo Tereza Bugolin, Inspetoria Regional da Guarda Civil Metropolitana, Policia Militar Comando Leste, além de mulheres vitimas de violência doméstica de Ermelino Matarazzo e Cidade Tiradentes, que apresentaram os depoimentos, por conta da violência doméstica.

Durante o encontro, as mulheres participaram de dinâmicas, comandada pela coordenadora do Ônibus Lilás, Ivete dos Reis, que na ocasião abordou a temática sobre violência doméstica, além de esclarecer a aplicação da Lei Maria da Penha, que completou 12 anos, no dia 07 de agosto. As participantes também receberam os Guias Rosa de Politicas Públicas de Prevenção e Atendimento à Mulher e o da Lei Maria da Penha.

Programa Ônibus Lilás

O equipamento faz parte do programa Federal “Mulher sem Violência” que tem como foco fazer a defesa das mulheres vítimas de violência. Para isso, conta om o trabalho de assistente social, psicológica, agentes de saúde que oferecem orientação adequada e humanizada, além de orientação jurídica e apoio para mudar os rumos futuros. Ele permanece em Ermelino Matarazzo até 22 de agosto, na Rua Conceição do Formoso, ao lado da sede da Prefeitura Regional, Avenida São Miguel, 5550 – Jardim Cotinha, Ponte Rasa.
Devido as prestações de serviços externos, o equipamento estará ausente nos dia 18, 19 e 23 de agosto.
A equipe de reportagem da TV Cultura fez a cobertura jornalística do evento que foi exibido no jornal da Cultura do meio dia.

#paracegover

A imagem contém uma roda grande de mais de 100 mulheres, que participam do evento Roda de Conversa “Mulher sem Violência”, promovido pelo programa Ônibus Lilás, Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria da Mulher, com apoio da Prefeitura Regional Ermelino Matarazzo. As participantes vestem roupas diversas cores, apropriadas para o inverno. Cada uma últiliza de cadeiras brancas para últilizar como assento. O espaço com pouca luz está no estacionamento da Prefeitura Regional Ermelino Matarazzo.

Ivete dos Reis coordenadora do Ônibus Lilás

#paracegover

A imagem posta a coordenadora do Ônibus Lilás atendendo uma usúaria que procurou o serviço de orientação sobre violência doméstica. Ambas estão  no interior do ônibus, que contém uma janela grande de vidro, com contorno preto, que mostra o cenário externo de casas localizadas ao redor do prédio da Prefeitura Regional Ermelino Matarazzo. Elas apresentam cores branca e morrom, e contrastam com o céu núblado com o tom cinza. As duas mulheres que estão sentadas em cadeiras pretas, também trajam blusas de frio e tom preto e marrom.  

#paracegover

A imagem apresenta várias mulheres caminhando em direção do Ônibus Lilás, com contorno laranja. O asfalto e a calçada são cinza com guia branca.  Ao lado do ônibus existe uma tenda branca, apoiado pelo muro também de cor branca e aos fundos da localização existem prédios de média estaturas de cores amarela e um poste de luz cinza.