Conferência Lúdica 2018 reúne estudantes da Cidade Tiradentes

Proteção integral, diversidade e enfrentamento de violências foram temas abordados

Alunos de 25 escolas municipais do ensino fundamental e médio, que residem na Cidade Tiradentes, estiveram presentes na segunda feira (27) na Instituição de Ensino CEU Inácio Monteiro, para a Conferência Lúdica 2018, um evento com duração de dez horas com cerca de 350 pessoas presentes.

Conferência Lúdica é um evento que reúne algumas escolas do bairro, para que as crianças e os adolescentes possam debater alguns temas problemáticos que enfrentam no dia a dia.

O projeto vem se desenvolvendo desde 2015, abordando temas para a conscientização dos jovens, fazendo com que adquiram argumento crítico da sociedade em que vivem.

Algumas apresentações de dança e poesia, retratataram problemáticas que crianças e adolescentes passam diariamente.

O evento expôs variados assuntos:

I – Garantia dos direitos políticos
II – Preservação da violência contra Criança e Adolescente
III – Orçamento e financiamento das politicas para Crianças e Adolescentes
IV – Participação/Comunicação social e protagonismo de Criança e Adolescente
V – Espaços de Gestão e controle social das políticas publicas de criança e adolescentes

 

Crianças e Adolescentes desenvolveram temas e apresentaram suas idéias de enfrentamento e combate aos desarranjos sociais, sendo: intolerância racial, religiosa, étnica, social e sexual.  Propuseram a criação de um eixo de proteção que garanta a liberdade de expressão, manifestação aos jovens e adultos de Cidade Tiradentes.


Orientados por educadores dos órgãos públicos, misto e privado, os temas abordadados foram essenciais para que as crianças e os jovens desenvolvessem o senso critico analítico e a liberdade de expressão.