Conferência lúdica sobre direitos de crianças e adolescentes

Evento aconteceu no dia 21 de agosto, no CEU Alvarenga, e reuniu mais de 300 pessoas

Com o auditório do CEU Alvarenga lotado, a IX Conferência Lúdica Regional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de São Paulo reuniu, no dia 21 de agosto, 212 crianças e adolescentes, além de representantes do poder público, terceiro setor e adultos da sociedade civil.

Durante todo o dia, os presentes participaram de atividades com o objetivo de elaborar documento com diagnóstico e proposições de políticas públicas para subsidiar as ações do poder público e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A apresentação do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Cidade Júlia, Porque você se cala?, deu início aos trabalhos, seguidos pela mesa de abertura e pelo filme João e Bilú, que coloca em debate situações em que os direitos das crianças e dos adolescentes são violados.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para debater cinco eixos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Ao longo do dia, também foram realizadas oficinas de grafite e música, além de apresentação cultural. Por fim, houve a plenária final, votação das propostas e eleição dos delegados.

A conferência regional está sendo realizada em todas as prefeituras regionais e a partir dela saem as propostas e os delegados para as etapas posteriores.

A etapa regional foi realizada pela comissão organizadora, composta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de São Paulo (CMDCA), Prefeitura Regional Cidade Ademar, por meio da Coordenadoria de Governo Local, representantes da Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, conselheiros tutelares, membros de cada Conselho, do Fórum Regional DCA da Região e adolescentes indicados pelo Fórum Regional.