Uma praça bonita para o Jardim das Pedras

O programa Zeladoria Local, da Subprefeitura de Capela do Socorro, chegou para melhorar a vida no Grajaú.

Era uma ponta de terreno, de chão duro e com poucas árvores e flores. Mesmo assim, os moradores do Jardim das Pedras costumavam se encontrar ali – no supermercado, no barzinho, nas pequenas lojas. Desde o dia 25 de agosto, há mais motivos para os encontros: a praça das Pedras ficou mais arrumada, mais acolhedora, mais bonita, graças ao programa Zeladoria Local, da Subprefeitura de Capela do Socorro.

"O importante é que as pessoas se sintam bem em sua própria casa, que é o seu bairro", disse o subprefeito João Batista de Santiago.

A praça fica no encontro da av. Carlos Barbosa dos Santos com a rua Pedra Preciosa, no Jardim Almeida Prado, no Grajaú. Durante quase um mês, a Prefeitura empenhou-se em tornar o local mais acolhedor: arrancou cimentados antigos e degradados, fez um passeio todo novo, instalou jardineiras para flores e separou mudas de árvores, que foram plantadas pela própria população no dia em que a praça foi entregue, renovada.

Nesse dia 25 de agosto, os moradores encontraram-se alii com funcionários da Prefeitura, que levaram equipamentos e ferramentas para, juntos, modificar a pequena praça. Todos juntos pintaram meio-fios, limparam a grama, arrancaram o mato, limparam os postes das eventuais propagandas. E plantaram muitas mudas de árvores e de flores. Foram pés de árvores como cerejeiras e dezenas de mudas de azaleas.

De sua pequena lanchonete, Márcia olhava com gosto para o trabalho na praça. Ela, que nasceu na Pedreira (Cidade Ademar) e viveu em Itanhaém, no Litoral, adora seu novo pedaço de São Paulo: tem a loja bem na praça das Pedras e mora a menos de um quarteirão dali.

“É gostoso ver o bairro progredir”, disse ela, apreciando o novo espaço.

Esse espaço tem 115 metros de perímetro no formato de um triângulo, que é o encontro das duas ruas. Parece pouco, mas é o suficiente para ter mesas e bancos de concreto, que acolhem quem espera os ônibus da linha 6092-10, que levaram os moradores até o Terminal Grajaú. As crianças ganharam uma caixa de areia, cercada e protegida.

Além disso, no dia da entrega da nova praça houve uma campanha para vacinação de cães e gatos. Os animais chegaram às dezenas trazidos por seus donos.

A ideia do programa – baseado na ação Bairro Lindo – é manter locais como a praça das Pedras sempre bem cuidados e prontos para receber, com conforto, os moradores. É também uma convocação para os cidadãos, para as famílias, para as pessoas protegerem e cuidarem dos seus bairros, deixando seu espaço de vida mais bonito, mais seguro, mais saudável, com todo apoio da Prefeitura de São Paulo.

Nesse sábado, graças ao programa Zeladoria Local, o pequeno cantinho do Jardim Almeida Prado tornou-se uma linda praça.

 


Ao trabalho! Moradores e funcionários da Prefeitura ajudaram a mudar a face da praça das Pedras.



Subprefeito João Batista de Santiago (centro): para se sentir bem em sua casa, que é seu bairro.

 


A praça das Pedras é uma ponta de terreno, de 115 metros de perímetro.


No dia da entrega da praça, houve campanha de vacinação para cães e gatos.


Márcia, dona da lanchonete: “É gostoso ver o bairro progredir”.

 

A praça das Pedras, antes e depois do programa Zeladoria Local



Antes




Depois

 


Antes

 


Depois