Direitos da Criança e do Adolescente em discussão

As conferências Convencional e Lúdica reuniram crianças para brincar e adultos para discutir políticas públicas

329 crianças participaram, no dia 11 de agosto, da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA). As crianças estiveram principalmente no evento chamado Conferência Lúdica. Enquanto isso, representantes da sociedade civil e do poder público discutiram o tema e, no fim do sábado, elaboraram um documento com diagnóstico e proposições de políticas públicas.

As crianças vieram de diversos bairros na Capela do Socorro e passaram o dia entretidos com oficinas, brinquedos e atividades. De locais como Céu Três Lagos, EMEF Dr. Manoel de Abreu, EMEF Plácido de Castro, Céu Cidade Dutra, EMEF Maria Melander, EMEF Carlos Gaspar, EMEF Olegário Mariano, Associação Novo Horizonte, C.T. Capela do Socorro, CCA Ipanema e Santa Rita, CCA Irmão Agustina, CJ Mão Sofhia, CCA Frei Reginaldo, CCA Projeto SOL, Casa Lar, CCA Auri Verde, CAPS Infantil, SAICA Cocaia, CCA IVM Grajau, UBS Jordanopolis e Colégio Municipal Constelação do Índio. Na Conferência Lúdica, além das 329 crianças, houve o empenho de mais 37 pessoas. Na Conferência Convencional, 56 representantes e 17 trabalhadores.

As propostas discutidas naquele dia serão verificadas e, em seguida, elaboradas proposições que representem o consenso das diversas conferências regionais. Foi estabelecido um prazo de dez dias para anunciar as conclusões.

As Conferências Lúdicas Regionais dos Direitos da Criança e do Adolescente estão sendo realizadas em toda a Cidade de São Paulo, no âmbito das 32 Prefeituras Regionais. As conferências nas Prefeituras Regionais dependem o número de Conselhos Tutelares e Fóruns DCA na respectiva Prefeitura. Ou seja, o total pode chegar a 104 conferências Regionais, programadas para o período entre os dias 7 de maio a 18 de agosto de 2018.

 


Para as crianças, oficinas e brincadeiras.

 


Para os adultos, diagnóstico e políticas públicas

 

Veja aqui o Relatório Final sobre a Conferência Lúdica e Convencional da Capela do Socorro, no dia 11 de agosto de 2018