Uma linda praça no Jardim Clipper

A praça Adriano Emídio de Sousa inicia uma nova fase do programa Bairro Lindo, agora chamado Zeladoria Local.

Por muitos e muitos anos, tantos quantos os moradores possam se lembrar – desde o período 1983 a 1986 –, a praça Adriano Emídio de Sousa, no Jardim Clipper, perto do Passa-Rápido Rio Bonito, foi uma praça praticamente abandonada. Construída na administração Mário Covas, recebeu manutenção rotineira nos 30 anos seguintes. No último sábado, 21 de julho, ganhou o programa Zeladoria Local, continuação do Faça Seu Bairro Lindo. A praça, então, mudou.

Nesse dia, a Prefeitura Regional da Capela do Socorro chegou com homens e equipamentos, para melhorar canteiros, plantar mudas, limpar o local, fazer tudo melhor para todos. Os próprios moradores ajudaram.

Dona Odete, de 92 anos, que mora ali com o filho há cerca de oito anos, é uma das moradoras. Ela achava difícil passear na praça, por causa do mato e das calçadas sem manutenção. No dia da entrega da praça Adriano Emídio de Sousa, ela foi uma das que plantou mudas e regou os canteiros.

"Foram mais de 200 mudas de azaleias e cinco mudas de árvores frutíferas para tornar a praça mais acolhedora", disse o prefeito regional João Batista de Santiago.

A praça Adriano Emídio de Sousa é um recanto agradável, delimitado pelas ruas Hamilton Veloso da Silva, Colima e José Carlos Calixto Guimarães. Chega-se à praça vindo, por exemplo, da rua Cassiano dos Santos, onde fica a Prefeitura Regional de Capela do Socorro. Ou pela avenida Teotônio Vilela. É uma pracinha querida pelos moradores do Jardim Clipper.

Ali, juntam-se moradores, amigos, casais de namorados. Em desnível, a praça tem zonas de descanso e bancos. E agora tem aparelhos para ginástica – além de uma caixa de areia para as crianças. Há novos passeios e bancos recuperados. Ficou diferente: uma pequena comparação com o que era mostra que o local ficou melhor e mais bonito.

Pelo programa, a Prefeitura Regional oferece materiais e funcionários para ajudar os próprios moradores a tornar melhor o seu local. Os moradores podem participar diretamente, removendo propaganda dos postes, limpando as áreas, pintando guias, ajudando a plantar novas mudas.

A ideia do programa Zeladoria Local é manter pontos como a praça Adriano Emídio de Sousa sempre bem cuidados e prontos para receber, com conforto, os moradores. É um estímulo para os cidadãos, para as famílias, para as pessoas protegerem e cuidarem dos seus bairros, deixando seu espaço de vida mais bonito, mais seguro, mais saudável, com todo apoio da Prefeitura de São Paulo.
 


Praça Adriano Emídio de Sousa: um recanto agradável no Jardim Clipper,
perto da Prefeitura Regional da Capela do Socorro.

 


A pracinha, agora um oásis de paz e calma para os moradores.



Novos aparelhos de ginástica: ponto de encontro dos moradores do local.

 


Prefeito regional João Batista de Santiago: 200 mudas de azaleias.

 


Moradores do Jardim Clipper e amigos:
todos empenhados em deixar a praça mais bonita.

 


As crianças acompanharam os pais e avós
na tarefa de ajudar a criar uma nova praça

 


Dona Odete, 92 anos, moradora recente do bairro:
empenhada tanto quanto antigos moradores.

 


Equipe da Prefeitura Regional com o prefeito regional,
João Batista de Santiago (centro): esforço concentrado.

 

Compare o que era e como ficou a praça Adriano Emídio de Sousa, no Jardim Clipper: