Butantã recebe seu primero parklet

Equipamento está montado em frente a uma grande faculdade da região

 

Nova tendência de ocupação de espaço público que vem crescendo em toda a cidade, o parklet chega ao Butantã. O primeiro equipamento, instalado pela SPObras, foi colocado na rua Raul Sadi, diante do número 170, próximo da av. Vital Brasil. O local foi escolhido pela Subprefeitura do Butanta.

Veja as fotos do primeiro parklet do Butantã

O desenvolvimento de espaços de convivência nas ruas reforça a função social do espaço da cidade como local de encontro. Apoiar a vida urbana na cidade, com foco nas necessidades das pessoas que utilizam os espaços é uma forma de promover interação social e conquistar espaços públicos mais seguros e vivos.

O parklet é também uma forma de apoiar os deslocamentos a pé e de bicicleta pela cidade. Nos lugares onde já se observa presença de pessoas, onde se realizam as atividades cotidianas e os deslocamentos diários, é fundamental ofertar oportunidades para permanência, incentivando as pessoas a participarem e acompanharem os acontecimentos da cidade.

O Parklet implantado nesta Subprefeitura foi dividido em duas partes principais e entregue conforme descrição abaixo:

Plataforma: Estrutura do piso devidamente nivelado com a calçada, que o configura como uma ampliação do passeio público, cuja implantação obedeceu rigorosamente ao PROJETO, o qual foi devidamente acompanhado por SPObras;

Mobiliário:
Bancos em madeira com encosto, 1 (um) banco sem encosto em chapa de aço, 1 (um) paraciclo, 1 (um) ombrelone quadrado de 2,10m na cor branca; 2 (duas) argolas para coleira de cães, 2 (duas) unidades de comedouro para cães em alumínio (ϕ20cm);

Comunicação Visual:
1 (uma) unidade de painel informativo (60x30cm);
1 (uma) placa de “Espaço Público(30x20cm);
Fitas adesivas refletivas para sinalização viária (Padrão DENATRAN).

Paisagismo:
2 (Duas) unidades de Vaso de proteção (100x100x65cm) contendo mudas de Murta de Cheiro e Gota de Orvalho;
11 (Onze) Floreiras em fibrocimento (70x20x20cm) contendo mudas de Lírio Amarelo;
1 (Uma) unidade de Floreira em Fibrocimento (120x30x20cm) contendo mudas de Clúsia;
2 (Duas) unidades de Floreira em fibrocimento (70x30x20cm) contendo mudas de Carpete Dourado.

Fotos: Maurício Celso Martins - SP-BT