Varrição de Ruas e Limpeza Pública

 

Papeleiras


As papeleiras, também conhecidas como lixeiras de rua, são estrategicamente distribuídas nos locais públicos com maior fluxo de pessoas, como as proximidades das estações de metrô, terminais de ônibus, escolas, hospitais, centros comerciais e praças, destinam-se à coleta de resíduos de pequeno porte, fomentando o descarte adequado de resíduos pelas pessoas que se encontram nos logradouros públicos.

Por este motivo passam constantemente por ações de coleta, higienização, manutenção e reposição, para estarem sempre em condições adequadas de uso pelos munícipes.

 

 

Pontos de Entrega Voluntária
Os Pontos de Entrega Voluntária, os PEV’s, são grandes caixas verdes em forma de contêiner fechado com capacidade de até 2.500 (dois mil e quinhentos) litros cada, dispostos em locais com grande fluxo e de fácil acesso ao público. Nesses equipamentos os cidadãos podem depositar apenas materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro, para posterior reciclagem

Todos os PEV’s são adesivados com informações do que pode e o que não pode ser
depositado.

Os resíduos recicláveis recolhidos passam por uma triagem e em seguida são encaminhados às entidades ou empresas recicladoras, possibilitando adequada logística reversa. A coleta nos PEV’s ocorre em um período de 15 dias, no máximo e, ao todo, possuímos 1.500 (mil e quinhentas) unidades espalhadas por toda a capital.

Varrição manual de vias e logradouros públicos

Já a varrição é um serviço essencial para manter a limpeza das vias públicas da cidade: as equipes percorrem ruas, calçadas e praças, recolhendo lixo e detritos, contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável. Esse é um serviço regular que não apenas melhora a aparência da cidade, mas também ajuda a prevenir problemas ambientais e de saúde
pública.

 

 

Todos esses serviços são fornecidos pela SELIMP (Secretaria Executiva de Limpeza Urbana) e tem como objetivo incentivar a separação adequada dos resíduos, promovendo a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental e transformando a cidade de São Paulo mais agradável para os munícipes.

CANAIS DE CONTATO

  • Central de atendimento 156

Atendimento telefônico 24h para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos
assuntos relacionados à cidade de São Paulo.
Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156.
Se você está fora de São Paulo, ligue 0800-011-0156, somente para telefones fixos
instalados na Grande São Paulo

Acesse o portal: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/tipos-servicos?tema=561

  • Aplicativo SP156 disponível para download

Android

IOS