Aniversário de 1 ano do Programa de Residência Jurídica!

Há 1 ano, a Procuradoria Geral do Município (PGM-SP), por meio de seu Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), recepcionava 150 Residentes Jurídicos preparados para iniciar uma nova etapa de sua carreira.

Neste dia tão simbólico, a PGM-SP celebra e reconhece todas e todos os profissionais que, através de seu trabalho, profissionalismo e comprometimento, representam o Programa de Residência Jurídica, deixando sua marca com seriedade e competência.

Para Marina Magro, Procuradora-Geral do Município, esta data representa “um marco que permite a avaliação do desenvolvimento do Programa de Residência, que se confirmou como experiência bem-sucedida de integração dos talentos dos residentes com a vivência da advocacia pública, em benefício de uns como de outros”.

Nos termos da Portaria PGM N° 131/2021, o Programa caracteriza-se como treinamento em serviço, abrangendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dentre as atividades previstas, está incluso o auxílio aos Procuradores Municipais no desempenho de suas atribuições institucionais, necessariamente sob sua orientação e supervisão. Isto, a fim de que adquiram amplo conhecimento prático, bem como possam desenvolver estudos que auxiliem no aperfeiçoamento de políticas públicas municipais.

O Programa trouxe consigo inovações para o ensino em Escolas de Governo, fomentando a troca de saberes com outras instituições. Dentre elas, podemos destacar a implementação de um ambiente de aprendizagem virtual estruturado em 6 eixos temáticos, desenvolvido especificamente para o curso "Teoria e Prática da Advocacia Pública" com apoio do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT/PGM-SP).

Para Roberto Angotti Jr., Procurador do Município e Diretor do CEJUR, o Programa de Residência Jurídica representa um triplo ganho. "Primeiro, em termos de qualidade do serviço público, já que o apoio aos Procuradores por parte de uma mão de obra tão qualificada é algo inédito na história da PGM-SP. Segundo, para o aprendizado dos residentes, já que a experiência teórico-prática é incomparável em termos pedagógicos. E, terceiro, para o aprendizado da própria equipe do CEJUR, já que a implantação do programa possibilitou que adquiríssemos expertise para, enfim, começar a tirar do papel o tão sonhado curso de pós-graduação”, afirma o Procurador.

É com essa convicção que a PGM-SP agradece a todas as pessoas envolvidas na construção e execução do Programa de Residência Jurídica, reafirmando o compromisso de a cada dia contribuir para o desenvolvimento de novos profissionais com elevada excelência.