Guia de Serviços - Cultura, esportes, lazer e turismo

Informações de serviços para pessoas com deficiência no município de São Paulo

  1.  Como funciona a meia-entrada em eventos culturais e de lazer?

    A pessoa com deficiência e seu acompanhante (quando neces­sário) têm direito à meia entrada em salas de cinema, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esporti­vos, de lazer e de entretenimento, em todo território nacional. É necessário que se apresente um documento de iden­tificação com foto e o cartão de beneficiário do BPC ou um documento emitido pelo INSS que ateste a aposentadoria da pessoa com deficiência no momento da compra do ingresso e também no local de realização do evento.


  2. As programações turísticas de São Paulo possuem recursos de acessibilidade?

    A Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo (SMTUR) tem programações turísticas com recursos de acessibilidade. A visi­ta guiada no Edifício Martinelli, por exemplo, tem uma entrada com rampa para que cadeirantes possam participar da visita. Veja equipamentos culturais com recursos de acessibilidade no Mapa da Rede de Serviços para Pessoa com Deficiência.

     
  3. Você sabia? O Centro Paralímpico Brasileiro fica na cidade de São Paulo

    O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro está localizado no Parque Fontes do Ipiranga, zona sul de São Paulo, e conta com instalações esportivas indoor e outdoor que servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 15 modalida­des paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado. Além disso, tem área residencial com alojamentos com capacidade para 280 pessoas, refei­tório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio.

    Para saber mais sobre o esporte paralímpico, aces­se: http://www.cpb.org.br/