Museu do Ipiranga recebe Selo de Acessibilidade Arquitetônica

O documento certifica que o equipamento respeita as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência na cidade de São Paulo

O Museu do Ipiranga receberá nesta segunda-feira, 20, o Selo de Acessibilidade Arquitetônica da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

O documento é concedido para edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência na cidade de São Paulo. Desde 2011, vários locais como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais já foram contemplados.

O local, que passou por obras de restauro e modernização, apresenta inovações em acessibilidade. Oferece uma série de recursos e serviços para pessoas com deficiência. Durante a visita, é possível utilizar o audioguia, que está disponível em versão web para todo o público, assim como os recursos de audiodescrição e Libras. As exposições estão equipadas com piso tátil e recursos voltados para o toque e para a exploração sensorial.

Para a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, é importante que as pessoas com deficiência ocupem todos os espaços, principalmente os culturais: “Feliz com essa entrega, de extrema importância para a causa! O Museu do Ipiranga é para todos. Saber que um monumento histórico da nossa cidade pode receber pessoas com deficiência, é maravilhoso, ainda mais sendo referência em acessibilidade. Devemos pensar que a cultura, a arte é um acesso para todos. As pessoas com deficiência devem estar no palco e na plateia. Importante pontuar o trabalho fundamental da Comissão Permanente em Acessibilidade, nessa construção tão significativa e histórica para a nossa tão amada cidade de São Paulo!

A presidente da CPA Silvana Cambiaghi destaca a importância da participação da Comissão no projeto: “Foi muito gratificante acompanhar, através da participação ativa da CPA, contribuir para um projeto magnífico do escritório “H+F Arquitetos" e ver a transformação. Demonstrou como é possível transformar um bem tombado, em um grande marco para acessibilidade. Esse é um bom exemplo de que bens tombados não impedem a acessibilidade, desde que haja um bom projeto!”

Acessibilidade
O projeto do no novo Museu do Ipiranga apresenta uma série de inovações em acessibilidade. O prédio possui duas entradas, a partir do jardim com portas que permitem o acesso a um piso "Jardim". Esse andar possui uma janela para o jardim com altura acessível. Outra novidade é a instalação de três elevadores customizados para o Museu, que garantem o acesso a todos os pisos e que são abertos ao público em geral, além de duas escadas rolantes.

O acesso ao mirante, acima do 3º andar, foi feito por escada comum e por plataforma elevatória vertical. No piso, a céu aberto, visitantes podem observar uma extensa área da cidade. Também foi instalada uma tela tátil, que reproduz a paisagem ao redor.

Cada ambiente conta com os recursos, como por exemplo: piso tátil e plantas táteis. Além de textos com linguagem acessível e apresentação simplificada.

Experiência sensorial
Diversas obras já estão disponíveis com os recursos de acessibilidade, entre telas táteis, reproduções de metal e dioramas (maquetes tridimensionais feitas a partir das obras). Ainda, possuem um sistema com vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais), e legendas em português e inglês, além de audioguia com audiodescrição, inclusive das trilhas, que pode ser acessado por equipamentos do Museu ou por aplicativo direto do dispositivo móvel do visitante.

A sala de conforto para pais trocarem bebês possui diversas alturas, inclusive para pessoas com nanismo.

Como obter o Selo de Acessibilidade Arquitetônica
O Selo de Acessibilidade é concedido pela CPA após avaliação de acessibilidade em edificações, espaços, transportes coletivos, mobiliários e equipamentos urbanos, indicando sua adequação ao uso por pessoas com deficiência.

Para solicitar o documento, você pode acessar a página.

Sobre a Comissão Permanente de Acessibilidade
A cidade de São Paulo foi a primeira cidade do país a criar uma comissão de acessibilidade deliberativa, em formato de colegiado, com a participação ativa da sociedade civil, além das diversas secretarias e órgãos da municipalidade.

Considerada um Órgão da Prefeitura de São Paulo, vinculada à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), conforme Decreto 58.031/2018, a CPA é composta por diversos representantes de Secretarias, entidades de classe de áreas afins como engenharia, arquitetura, entre outros representantes da sociedade civil, com seus membros e suplentes indicados pelo secretário da pasta, presidente ou responsável pela entidade, entre os quais, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

O Museu do Ipiranga
Tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, o Museu do Ipiranga foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do País. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade. Passou por obras de restauro, ampliação e modernização e foi reaberto em setembro de 2022.