PREFEITURA DE SÃO PAULO

Unidades Básicas de Saúde recebem Postos de Atendimento da Central de Intermediação em Libras

Saiba os locais e conheça o serviço que atende aos surdos e pessoas com deficiência auditiva na cidade de São Paulo

03/03/2023 10h38

Desde fevereiro, deste ano, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está implantando Postos de Atendimento Presencial (PAP) da Central de Intermediação em Libras (CIL) nas Unidades Básicas de Saúde da capital. O serviço permite a intermediação em Português e Libras, por meio de videochamada, para possibilitar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e servidores públicos.

A implantação do PAP está sendo realizada de maneira gradual, e algumas Unidades já contam com a CIL, entre elas, a UBS Vila Mariana, Zumbi dos Palmares, Jardim Santa Terezinha, Parque Santo Amaro e Jardim Herculano, já estão em funcionamento.

Além de ter a CIL instalada, os munícipes e servidores públicos também podem fazer o download do aplicativo por meio da “CIL – SMPED”, sem gastar seu plano de dados. O aplicativo está disponível gratuitamente nos celulares e tablets Android ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e servidor por meio de um intérprete de Libras.

Para baixar, acesse:
*Download do aplicativo para Android 

*Download do aplicativo pela Apple

*Atendimento pelo site

Confira os novos equipamentos da saúde que receberam o serviço:

CRS LESTE

CRS NORTE

CRS SUDESTE

CRS SUL

CRS CENTRO

A expectativa é que até o fim deste semestre mais 325 unidades recebam a instalação. A PAP-CIL está presente em mais de 300 equipamentos públicos como hospitais, subprefeituras, bibliotecas, defensoria pública, entre outros serviços municipais.