SMPED realiza evento “Você Nos Vê?” para abrir o mês de comemorações ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Com palestras e intervenção artística, o evento foi aberto ao público.

Na tarde desta sexta-feira (06), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realizou no Auditório Elis Regina, no Pavilhão do Anhembi, o evento “VOCÊ NOS VÊ?, que, primeiramente contou com a apresentação do bailarino, coreógrafo e diretor Marcos Abranches. Ele interpretou e dirigiu o espetáculo “O CORPO SOBRE TELA” abordando uma mescla de dramaturgia, coreografia e pintura. E, também, com palestras do jornalista Jairo Marques, da consultora em acessibilidade, Marinalva Cruz, do músico e ativista Billy Saga e do velejador brasileiro, Lars Grael. Os convidados discutiram de forma descontraída assuntos como invisibilidade, preconceito e inclusão.

A iniciativa antecipa as celebrações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco também estava presente e aproveitou a ocasião para lançar o Plano Municipal de Ações para Pessoas com Deficiência – Inclui Sampa, um conjunto de compromissos e metas de trabalho que deverão ser realizados pela SMPED nos próximos anos com o objetivo de melhorar e aumentar os serviços ofertados às pessoas com deficiência na cidade.

Para Silvia Grecco, essas metas representam um grande avanço: ‘’O Plano Municipal de Ações para Pessoas com Deficiência foi apresentado para o prefeito Ricardo Nunes, que ficou muito feliz com o conteúdo. Com as 50 ações que temos nele, podemos ter a certeza que elas todasserão executadas, porque embora nosso desafio seja muito grande, nosso fazer é muito maior. Então, tenho certeza que esse plano vai fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência na cidade de São Paulo. Uma cidade, que muitas das vezes, é referência para outras cidades.’’

Jairo Marques, jornalista, abriu as palestras abordando a sua relação com a filha, Elis, de seis anos: ‘’Às vezes a gente tem um conceito, ao meu ver muito equivocado, que a criança não vê as diferenças, mas eu tenho a plena consciência que a criança vê diferença. Eu sei que minha filha vê a minha cadeira de rodas, mas ela não me impede de sonhar e nem limita minhas possibilidades.''

Em seguida, Marinalva Cruz, consultora em acessibilidade, subiu ao palco e frisou: ''A gente vai continuar enxergando a pessoa com deficiência como coitadinho ou super-herói? Ou a gente vai realmente entender que inclusão é uma via de mão dupla, onde todos temos um papel importante nesse processo?" E completou: ''O meu sonho é que a gente se indigne com as questões relacionadas com a falta de acessibilidade por exemplo, como ficamos indignados com falas homofóbicas e racistas.''

Billy Saga iniciou sua palestra com um rap criado para o próprio evento. Ele mostrou seu descontentamento em relação ao normal que as pessoas impõem: ‘’Essa normalização é cruel, somos obrigados a nos apresentar como o mais normal possível. Você nunca vai quebrar uma rede neural, que já foi construída há muito tempo. O preconceito em relação às pessoas com deficiência é uma rede neural construída de uma cultura brasileira muito forte e para quebrar isso, precisamos construir uma nova por cima da que já existe. E que mostre para a sociedade, que a nova é mais forte do que a antiga. Isso só vai acontecer se o nosso protagonismo for mais forte do que tudo o que foi mostrado até hoje. Então isso sim, depende do nosso protagonismo, mas também do apoio da sociedade, dos nossos aliados para que nós consigamos dar esse passo.''

Finalizando o evento, Lars Grael contou sua trajetória, conquistas em Olimpíadas; Mundiais; Continentais, Nacionais e muitas outras, passando pelo acidente que levou a amputação de uma de suas pernas, carreira política e destacou a importância no esporte paralímpico na vida de pessoas com deficiência. Destacando que o paralímpico tem que possuir a mesma importância do olímpico.

Para conhecer na íntegra o plano de ações, acesse:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/noticias/?p=319979
.

O evento foi aberto ao público, com inscrições prévias, para atender as medidas de distanciamento social e cuidados necessários relacionados à pandemia.

O “Você Nos Vê?” é o primeiro de um conjunto de eventos que a SMPED preparou até o dia 4 de dezembro. Saiba mais: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/noticias/?p=320310.

no palco do evento, a secretária da SMPED Sílvia Grecco ao lado do seu filho Nichollas Grecco. Ela fala ao microfone.

artista Marcos Abranches durante espetáculo, ele tem tinta no corpo todo. Pessoas ao redor observam.

no palco do evento, a consultora em acessibilidade, Marinalva Cruz fala ao microfone. Do lado esquerdo, o intérprete de Libras.

O jornalista Jairo Marques no palco. Ele fala ao microfone e usa uma cadeira de rodas.

No palco, o velejador brasileiro, Lars Grael.

no palco do evento, o músico e ativista Billy Saga, que fala ao microfone. Ele usa uma cadeira de rodas.

Mais fotos do evento, acesse o link.

Fotos: Fábio Nunes