Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência Silvia Grecco participa de evento internacional sobre inclusão

Webinar organizado pela Prefeitura de Medellín que teve o tema Transformação Urbana, em uma perspectiva de Sustentabilidade e Inclusão, foi o tema da transmissão

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, participou hoje (12) do primeiro Webinar Internacional de Cidades dedicado à inclusão do desenvolvimento urbano, econômico, social e ambiental das cidades em tempos de pandemia, através do Youtube da Prefeitura de Medellín, Colômbia.

Com o tema ‘’Transformação Urbana, em uma perspectiva de Sustentabilidade e Inclusão’’, a secretária, primeiramente, fez a sua autodescrição para a acessibilidade das pessoas com deficiência visual, que acompanharam o evento. Em seguida, prestou agradecimentos ao prefeito de Medellín, Daniel Quintero Calle e ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

A secretária iniciou sua apresentação informando que a cidade de São Paulo é a maior cidade do Brasil com mais de 12 milhões de habitantes, dentre elas 810.000 são pessoas com deficiência, o que representa de 6% a 7% da população.

Em seguida, foi apresentada a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED). Silvia Grecco contou que a SMPED é o primeiro órgão criado destinado a pessoas com deficiência desde 2007: "Nossa Secretaria trabalha com a intersecção com as demais secretarias do município, como por exemplo: educação, cultura, esporte, trabalho. Também temos um grande apoio e envolvimento de Organizações da Sociedade Civil (OSC) e também o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, além de alianças com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e Tribunal de Contas. Enfim, órgãos municipais que discutem a implementação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Nós temos a missão de promover o protagonismo dessas pessoas e a garantia de seus direitos” destacou.

Além disso, durante o evento virtual, a secretária Silvia apresentou a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que completou, neste ano, 30 anos. Uma legislação que contou com a a sua contribuição, desde a criação.

Apresentação

O Plano Municipal de Ações para Pessoas com Deficiência da Cidade de São Paulo foi apresentado e a secretária ressaltou a importância das pessoas com deficiência e seus familiares, na participação das elaborações de políticas públicas, voltadas para as pessoas com deficiência.

Foi informado também, que o Plano passará por uma Audiência Pública, no próximo dia 24 de agosto: “Agora, em agosto, esse plano vai passar por uma Audiência Pública para novas sugestões, assim como a validação da sociedade civil. Com uma extensa quantidade de projetos e ações de inclusão com o objetivo de melhorar e ampliar os serviços que já existem.’’

Os projetos e ações da SMPED foram destacados com breves explicações.
São eles:

• 1° Centro Municipal para Pessoas com Transtorno
do Espectro Autista (TEA);
• Central de Intermediação em Libras - CIL;
• Paraoficina Móvel;
• Selo de Acessibilidade Arquitetônica;
• Selo de Acessibilidade Digital;
• Contrata SP - Pessoa com Deficiência;
• Editais de Chamamento para Projetos de Inclusão;
• Central de Acessibilidade Comunicacional - CAC;
• Rotas Acessíveis;
• Cultura Inclusiva;
• Observatório Municipal da pessoa com Deficiência;
• SP 156.

O Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (2014-2029) foi abordado durante a apresentação. Trata-se de um Plano mais humano, que aproxima emprego e moradia, reequilibrando a cidade. O Plano também foi elaborado com a ajuda da sociedade civil. A secretária evidenciou a asseguração do direito à moradia digna para quem precisa, melhoria da mobilidade urbana, preservação do patrimônio e valorização das iniciativas culturais, além do fortalecimento da participação popular nas decisões dos rumos da cidade, presentes no Plano.

Fechando a apresentação, a secretária destacou os Eixos Temáticos do Programa de Metas (2021-2024) destacando:

• SP Justa e Inclusiva;
• SP Ágil;
• SP Global e Sustentável;
• SP Segura e Bem Cuidada;
• SP SP Inovadora e Criativa;
• SP Eficiente.

sobre a metade de um fundo na cor laranja com bolinhas e linhas: print de tela do Youtube. Está escrito: Diálogos de Ciudad. Transformación Urbana, En Persoectiva de Sostentabilidade e Inclusión. Abaixo dividindo a tela de transmissão, o apresentador Juan e a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco e o intérprete de Libras. Na outra metade da tela sobre um fundo branco: Webinário Diálogo entre Cidades: Transformação Urbana, em uma Perspectiva de Sustentabilidade e Inclusão. No canto inferior direito, os logotipos da Prefeitura de Medellín e Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

“Acredito, que este evento, é uma forma de haver um vínculo entre Medellín e São Paulo para que nossas cidades se fortaleçam cada vez mais. Espero ter a oportunidade de participar de outros diálogos sociais. Eu creio que essa troca, entre São Paulo e Medellín, pode ser muito importante.” Finalizou a secretária Silvia Grecco.

Para assistir na íntegra o Webinar: ’Transformação Urbana, em uma perspectiva de Sustentabilidade e Inclusão’’ acesse: https://www.youtube.com/watch?v=XCi8xf9scTo.