SMPED entrega Selo de Acessibilidade Digital para o site da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)

Cerimônia virtual foi realizada nesta sexta-feira,9, pelo Facebook da SMPED

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) concedeu nesta sexta-feira, 9, o Selo de Acessibilidade Digital para o site da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A iniciativa que aconteceu virtualmente devido a pandemia, contou com a validação da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA). O Selo tem como objetivo certificar sítios e portais eletrônicos que cumprem com os critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente.

A entrega contou com a presença da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, do Dr. Pedro Machado, Procurador da República em São Paulo e Diretor da ANPR, do Chefe de Gabinete da SMPED, Flávio Fenólio e Edilson Flausino, coordenador de Acessibilidade e Desenho Universal.

“Estamos trabalhando muito para formatar um plano de ação articulado com as demais Secretarias para que nós possamos, nos próximos 4 anos, tornar a cidade de São Paulo muito mais inclusiva. Falar de acessibilidade digital para as pessoas com deficiência, que usam muito como ferramenta de trabalho, até no teletrabalho, home office, significa oportunidade. Quando incentivamos as empresas, os órgãos públicos, todos, à proporcionarem acessibilidade digital, nós estamos incluindo todos” destaca a secretária municipal da SMPED, Silvia Grecco.

Durante a entrega do documento, o coordenador de Acessibilidade e Desenho Universal Edilson Flausino, apresentou o Selo de Acessibilidade Digital e todo processo de certificação do site da ANPR. Flausino ainda falou sobre os selos concedidos e como as pessoas podem solicitar o documento, além de serviços complementares, como o Hand Talk, avatar que traduz para Libras os textos e serviços publicados para pessoas com deficiência auditiva e surdas.

“Tem sido uma experiência muito importante, na minha atuação como Procurador da República, na Procuradoria Geral dos Direitos do Cidadão em São Paulo, essa interação com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, há alguns anos. Parabenizo a Secretária Silvia em dar continuidade aos trabalhos, que seguem sendo mantidos e aperfeiçoados. Quando levei essa questão do Selo Digital para a Diretoria, foi aprovado, principalmente com o incentivo e apoio do nosso presidente, o Procurador Geral da República, Dra. Fábio Jorge, que prontamente me pediu para tocar esse projeto. A Associação Nacional dos Procuradores da República, que a par de ser uma entidade coorporativa, tem uma atuação muita intensa em temas ligados ao interesse social, de uma maneira geral, por tanto, não poderia deixar de aderir essa iniciativa para incentivar a acessibilidade digital, que é fundamental” finaliza Dr. Pedro Machado, Procurador da República em São Paulo e Diretor da ANPR.

Estimasse que mais de 15.750.969 pessoas com deficiência no Brasil que possuem capacidade de consumo de conteúdo, serviços e produtos como qualquer indivíduo. A partir do momento que você transforma seu site em um site acessível, você está se posicionando por uma causa, que traz um impacto forte. Além de ampliar o canal de diálogo das empresas, o Selo também ajuda na construção de uma imagem positiva perante o mercado, sendo a única certificação no Brasil.

A avaliação segue os critérios estabelecidos no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), do Governo Federal, e as diretrizes de verificação previstas na Portaria SMPED-GAB nº 28/2019, que regula o Selo de Acessibilidade Digital. O site que atender a 95% dos critérios básicos já tem condições de se aplicar para conseguir o Selo.

Confira o passo a passo para obter: http://bit.ly/SeloAcessibilidadeDigital.
 

tela da transmissão com a intérprete de libras Kátia, a cerimonialista da SMPED Claudia Mondin, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, do Dr. Pedro Machado, Procurador da República em São Paulo e Diretor da ANPR, do Chefe de Gabinete da SMPED, Flávio Fenólio e Edilson Flausino, coordenador de Acessibilidade e Desenho Universal.

Transmissão com convidados

 

Home da Associação Nacionsl dos Procuradores da República
Site da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)