Prefeitura de São Paulo investe em novas tecnologias para sinalização tátil

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), está investindo na
aplicação de uma nova tecnologia de sinalização para piso tátil direcional. Com o objetivo de evitar gastos e a desestruturação do concreto das calçadas, está sendo utilizado material desenvolvido com metilmetacrilato, que permite uma instalação rápida, limpa, com ótima aderência, além de manter a preservação do calçamento.

Até o momento, a SMPED viabilizou a instalação de mais de 100 mil metros lineares do piso tátil feitos com o novo material em ruas da Vila Mariana, Vila Clementino e no Vale do Anhangabaú.

“Estamos abertos a novas tecnologias de sinalização visual e tátil, buscando evitar gastos e a desestruturação do concreto das calçadas. Além de mais econômico, esse material tem maior durabilidade e os testes realizados por pessoas com deficiência visual apontaram que a superfície é segura e, por ser plana, não causa incômodo para quem anda”, disse a secretária da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo.

O piso tátil direcional apresenta como relevo faixas paralelas que indicam o caminho que o cego deve fazer para chegar aos locais.

Em 2020, a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à SMPED, realizou testes para aplicação do piso junto com pessoas cegas e técnicos responsáveis pelo desenvolvimento da nova tecnologia. Os testes foram realizados no bairro da Vila Clementino, onde há maior fluxo de pedestres com deficiência visual e possui grandes rotas com calçadas de concreto.

“As calçadas em concreto fizeram o casamento perfeito com o sistema Podotátil”, explica Jorge Capela, administrador da empresa desenvolvedora do piso.

Logo após os testes, a CPA lançou a resolução CPA/SMPED/028/2020 –validando esta técnica de sinalização tátil e visual no piso, com relevos de plástico a frio à base de resina reativa de metilmetacrilato, resina esta, com critérios e parâmetros definidos na Norma Brasileira ABNT NBR 15.870.

“Foi muito importante para CPA participar desta inovação de piso tátil, por ser de fácil aplicação e de forma sustentável, uma vez que não necessita quebrar o piso da calçada existente, irá possibilitar o seu uso de forma rápida e prática nas cidades, concretizando assim, este importante auxílio à mobilidade das pessoas com deficiência visual”, disse
Silvana Cambiaghi, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade.

Conheça a RESOLUÇÃO CPA/SMPED/028/2020 na íntegra.

em uma avenida movimentada, lado direito, durante o dia, o piso tátil sinalizado.

em uma avenida movimentada, lado direito, durante o dia, o piso tátil sinalizado.

em uma avenida movimentada, lado direito, à noite, o piso tátil sinalizado.