No Dia do Esportista pessoas com deficiência praticam esporte radical com mais autonomia

A equipe de Wheelchair Motocross(WCMX) fala sobre a importância da modalidade que transformou suas vidas

Por Letícia Galatro Alves
 
Nesta sexta-feira (19), é celebrado o Dia do Esportista. A data tem como objetivo incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte, como forma de desenvolver uma vida muito mais saudável. O esporte ensina a trabalhar em equipe,  ter concentração, paciência, empenho e fortalecimento muscular. Para as pessoas com deficiência, o esporte é ainda mais importante por ser um meio de inclusão social. A SMPED visitou o Centro de Esportes Radicais, localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, 5.700, Bom Retiro, e acompanhou um dia de treino da equipe de Wheelchair Motocross (WCMX), modalidade em cadeira de rodas, que mistura BMX e skate, e se pratica em uma pista ou com obstáculos.
 
“O esporte tem mudado minha vida. Trouxe mais autonomia. Fez com que eu saísse de casa, e deu mais ânimo para a vida" avalia Felipe Souza, atleta de WCMX vinculado ao Instituto Faca na Cadeira, que levou o 3° lugar no mundial da Alemanha em 2019.
 
Mesmo diante do cenário atual, em que vivemos uma pandemia, os atletas da modalidade continuam com os treinos e não deixaram de acreditar nas mudanças e sonhos que ainda podem ser realizados nos próximos anos.
 
“ A gente iniciou em 2017 e hoje,  já temos mais de 15 participantes. Inclusive, fomos participar, ano retrasado, do campeonato mundial na Alemanha, nossa primeira participação como equipe" destaca Leandro Badi, atleta com deficiência e fundador do Instituto Faca na Cadeira.
 
O WCMX exige equipamentos como caneleiras, joelheias, capacetes e protetores de coluna, para minizar o risco de lesão. O Instituto Faca na Cadeira, fundado por Leandro e o professor José Ricardo Auricchio, disponibiliza gratuitamente os equipamentos necessários para a prática dos esportes, bem como o acompanhamento de profissionais da educação física e fisioterapia.

“É um esporte que foi inspirado no BMX e skate, adaptado para cadeira de rodas. Basicamente, consiste em andar de cadeira de rodas em pistas de skate, fazendo manobras radicais. Esse esporte pode ser praticado por qualquer pessoa que seja cadeirante, cada um dentro do seu possível. Então, por exemplo, temos desde lesão medular, mielo, tetraplegia, paraplegia. Trabalhamos no que a pessoa pode fazer e desenvolver. Quanto mais jovem você começar, melhor, porque você já vai se acostumando", informa Leandro.  
 
O Instituto Faca na Cadeira é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2018, com o objetivo de promover o paradesporto como forma de auxílio à reabilitação para pessoas com deficiência física. Atualmente, o Instituto possui 03 projetos: WCMX, Futebol de Amputados e Futebol Inclusivo.
 
“Sou um dos primeiros atletas do WCMX aqui da equipe Faca. O esporte só me ajudou, não tive muita dificuldade. Pelo contrário, o que o esporte fez foi me ajudar na minha vida. Através do esporte, eu consigo passar mais facilmente pelos obstáculos, que nós encontramos no dia a dia" finaliza Valdir de Sousa Santos, um dos atletas da categoria.
 
Mais informações podem ser encontradas no site do Instituto:https://www.institutofacanacadeira.org, nas redes socais: Facebook: https://www.facebook.com/facanacadeira  e Instagram: @facanacadeira e pelo email contato@institutofacanacadeira.org

 
Pessoa com deficiência nos esportes

 
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) possui vários projetos de incentivo ao esporte. A Prefeitura, por meio da SMPED, patrocina o Futebol de Amputados. Parceria com a Associação Brasileira de Desportos Para Amputados (ABDDF), a SMPED   desenvolveu ações para o fortalecimento da modalidade e atenção à prevenção de   acidentes no município.  Os jogos são disputados em campo society, com dimensões mínimas de 60m x 38m. As partidas são divididas em dois tempos de 25 minutos. Cada equipe tem sete jogadores, sendo o goleiro amputado ou com deficiência em algum dos braços e os atletas de linha amputados ou com deficiência em alguma das pernas. A modalidade é disputada em 46 países e o Brasil é tetracampeão mundial.
 
Disponibilizamos ainda, o Mapa da Rede de Serviços Acessíveis, onde é possível consultar todos os serviços e ambientes municipais que contam com acessibilidade, como parques e centros de treinamento.
 
Ainda, em parceria com a SPTrans, criamos novas linhas de ônibus acessíveis. Implementação de micro-ônibus com piso baixo e espaço para 4 pessoas em cadeiras de  rodas nas linhas Metrô Vila Mariana – Lar Escola São Francisco e Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara.
 
 
Centro de Esportes Radicais

 
O Centro de Esportes Radicais da cidade de São Paulo fica no bairro Bom Retiro. Com aproximadamente 38.500 m², o local possui ciclovia, pista de caminhada, uma Mini Rampa, pista para iniciantes e a Pump track.
 
Além das pistas, há um espaço dedicado ao Parkour (esporte de obstáculos onde se usa apenas o movimento do corpo com objetivo explorar o ambiente utilizando técnicas de corrida, salto, equilíbrio e escalada).
 
O local também conta com uma academia ao ar livre para terceira idade, ginásio de sumô, área de convivência para piqueniques e pausas para o lanche, praça para eventos variados, estação de ginástica específica para alongamentos e um playground para crianças de até 12 anos.
 
Serviço:
Horário de funcionamento: das 7h às 22h.
Local: Avenida Presidente Castelo Branco, 5.700. Bom Retiro.
Telefone: (11) 3224-9159