Selo de Acessibilidade Digital comemora dois anos

Iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência incentiva a consciência e a prática de acessibilidade na web

Em 17 de maio de 2018, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), criou o Selo de Acessibilidade Digital, que certifica sites e portais, públicos e privados, que cumprem com os critérios de acessibilidade estabelecidos pelo eMAG, padrão federal de acessibilidade digital.

Hoje, todos os sites da Prefeitura de São Paulo são certificados, algo inédito entre sites públicos no Brasil e no mundo.

O objetivo do Selo é incentivar a consciência e a prática da acessibilidade na web em todo o país e reconhecer as organizações que já tem sites e portais acessíveis, permitindo que todas as pessoas possam ter acesso a informações e serviços.

Não por acaso, o Dia Internacional da Internet também é comemorado no dia 17 de maio, data instituída pelas Nações Unidas, com o objetivo de celebrar as conquistas no setor e promover a inclusão digital.
 

O que é acessibilidade digital?

De acordo com o artigo 63 da Lei Brasileira da Inclusão (LBI), a acessibilidade nos sites de empresas ou governos é obrigatória, garantindo que as informações cheguem para todos.

Acessibilidade digital consiste em uma série de medidas que possibilitam a navegação, a compreensão e a interação de qualquer pessoa na web. Além de proporcionar igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, para qualquer indivíduo, independentemente de sua capacidade motora, visual, auditiva, intelectual, cultural ou social.
 

Conheça a Cartilha de Acessibilidade na Web.

Por que seu site precisa ser acessível?

O momento que o mundo vive, de pandemia, potencializou consideravelmente o acesso à internet. Com todos em quarentena, a tecnologia é ferramenta fundamental para socializar, trabalhar, pedir comida, estudar, faze compras e até consultar um médico, entre tantas outras atividades. Tudo isso, sem sair de casa!

Só no Brasil, hoje, mais de 15 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência. Desse número, 6 milhões são pessoas com deficiência visual, segundo o IBGE. A cada cinco segundos, uma pessoa se torna cega no mundo! Além disso, do total de casos de cegueira, 90% ocorrem em países emergentes e subdesenvolvidos. Estima-se que, em 2020, o número de pessoas com deficiência visual dobre em todo mundo, segundo dados do World Report on Disability 2020 e do Vision 2020.

Como conseguir o Selo de Acessibilidade Digital?

Os responsáveis pelos sites e portais eletrônicos, públicos ou privados, podem requerer o Selo junto à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), que, com a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), avaliará a acessibilidade das páginas submetidas.

O pedido pode ser realizado no Portal 156 ou site da SMPED, com informações adicionais pelo email: acessibilidadedigital@prefeitura.sp.gov.br.

Saiba mais assistindo ao vídeo: Como obter o Selo de Acessibilidade Digital.

Faça parte desta grande rede inclusiva!