Parque Raul Seixas passa por obras de revitalização e recebe Selo de Acessibilidade Arquitetônica

Em comemoração aos 30 anos, parque ganha revitalização da sua área e brinquedos inclusivos para crianças com diversos tipos de deficiência. Obras foram feitas pela Prefeitura.

A Prefeitura de São Paulo entrega neste sábado (19/10), a partir das 10h, as obras de requalificação do Parque Raul Seixas, na Zona Leste, que completa 30 anos. Na ocasião, a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), entregará o Selo de Acessibilidade Arquitetônica ao local, administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA). A área verde fica em Itaquera, na Cohab 2, à Rua Murmúrios da Tarde, 211.

O Selo de Acessibilidade, regulamentado pelo Decreto nº 45.552/2004, é concedido para edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Desde 2011, vários locais como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais já foram contemplados.

O Parque Raul Seixas passou por uma grande reforma e revitalização com obras de acessibilidade e novos brinquedos para o parquinho inclusivo. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), tem como objetivo revitalizar uma importante área verde e de lazer para toda a população e promover a integração das crianças com e sem deficiências.

Os brinquedos são adequados para serem utilizados por crianças com deficiência visual, física e cognitiva e igualmente pelos pequenos que não as possuem. Todos foram produzidos com materiais ecologicamente corretos, para propiciar a troca de experiências e a oportunidade de brincar de forma segura, ampliando suas experiências motoras, cognitivas e sensoriais.

A revitalização incluiu a construção de um novo quiosque multiuso; reforma de todos os sanitários, com adaptação para receber pessoas com deficiência; construção de escadas e rampas, praça acessível de concreto, instalação de novos bebedouros e mobiliário urbano (bancos e mesas para o público). Destaque para a construção de um labirinto lúdico, feito com toras de eucalipto, na área de playground e um pergolado. “As obras do Raul Seixas integram o pacote de revitalização de 51 parques, uma grande preocupação desta gestão. Até 2020, entregaremos dez novos espaços públicos para a cidade", afirmou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro.

Parques acessíveis
A Prefeitura, por meio da SMPED, já adquiriu cinco jogos de parquinhos acessíveis para serem instalados nas praças e parques da cidade. Atualmente, apenas quatro espaços públicos possuem brinquedos adaptados em São Paulo: Parque Cordeiro, na Zona Sul; CERET e Centro Esportivo Salim Farah Maluf, na Zona Leste e a Praça Santos Coimbra localizada no Morumbi, que recebeu os brinquedos recentemente.

Devido à importância do tema, a SMPED criou um grupo de trabalho para realizar estudos, análises, condições de acessibilidade e implantação de brinquedos acessíveis nos parques da cidade e novos brinquedos serão adquiridos.

“São Paulo deve propiciar aos munícipes espaços de lazer que permitam acesso abrangente e a convivência de crianças com e sem deficiência. Assim, é possível difundir o conceito de acessibilidade social”, declarou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.


Serviço: Entrega de Obras de Revitalização do Parque Raul Seixas e Inauguração do Parquinho Inclusivo
Local: Rua Murmúrios da Tarde, 211, Cohab 2, Itaquera, Zona Leste.
Data: 19 de outubro, às 13h