Projeto articulado pela Prefeitura de São Paulo leva atendimento dentário a crianças com deficiência

Mutirão de atendimento dentário une setor público e privado em causa social

A ONG “Amigo da Vez” realizou uma ação de tratamento odontológico, nesta quarta-feira (20), um mutirão de atendimento dentário para atender as crianças do Centro Social Nossa Senhora da Penha – CENHA. Os atendimentos foram realizados na Rua Francisco Bueno, 384 – Tatuapé. A ação foi privada e patrocinada por Conexão Prótese, Farah Service I e Querido Odontologia, mas foi articulada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

A SMPED, por intermédio do Secretário Cid Torquato, tem visitado e conhecido várias entidades que cuidam de pessoas com deficiência, muitas em situação de abrigamento. Dessas visitas surgiu a ideia de levar às entidades beneficentes tratamento dentário.

“Trata-se de ação que pretendemos ampliar, sempre em parceria com a sociedade civil e o setor privado”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

A ONG “Amigo da Vez”, que já faz um trabalho social de atendimento odontológico, já tinha se voluntariado na primeira ação, realizada no início deste ano. Criada pelo cirurgião dentista Maurício Querido, tem como objetivo levar à população mais carente atividades socioeducativas de orientação em higiene oral e atendimento odontológico.

O projeto levou tratamento dentário às crianças do Centro Social Nossa Senhora da Penha – CENHA, entidade social de caráter filantrópico situada na região leste de São Paulo, fundada em 1965. É de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, que tem como objetivo primordial o atendimento a Pessoas com Deficiência Intelectual Carentes.

A ação contou com quatro consultórios móveis, contendo cadeiras dobráveis de metal, com estofamento de couro sintético e equipamentos dentários que, serão instalados um dia antes da ação. Foram 15 voluntários entre dentistas e auxiliares especializados em tratamento de pessoas com deficiência, além de equipe da SMPED, para atender 30 crianças.

Sobre a Amigo da Vez
Organização sem fins lucrativos que busca levar à população mais carente, atividades socioeducativas de orientação em higiene oral e atendimento odontológico: http://www.amigodavez.org.br/

Sobre o Centro Social Nossa Senhora da Penha – CENHA

O Centro Social Nossa Senhora da Penha – CENHA é uma entidade social de caráter filantrópico situada na região leste de São Paulo, fundado em 10/10/1965. É de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, tendo como objetivo primordial o atendimento Pessoas com Deficiência Intelectual Carentes, como às que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem com atualmente 418 crianças atendidas: http://cenha.org.br/

  mais de 14 pessoas no local. Espaço fechado, com pessoas sendo atendidas em macas, mesas com os materiais e profissionais.

mais de dez pessoas no local. Secretário Cid Torquato, que está em uma cadeira de rodas motorizada, acompanha a equipe de dentistas nos atendimentos.

nove pessoas na foto, entre elas o Secretário Cid Torquato, presidente, Adbul Hadad e membros da diretoria, Leandro Francisco e Evandro Prado Reis.