PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeito confere melhorias realizadas em Centro Esportivo do Tatuapé e novo playground inclusivo

Ao lado de secretários municipais, prefeito Fernando Haddad visita CERET da Vila Formosa que passa por grande processo de revitalização

03/06/2015 18h17

Espalhados por 286 mil m2 de área total, os moradores da Vila Formosa, no Tatuapé, têm acesso no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) a um espaço repleto de equipamentos de lazer, ações de convivência e, principalmente, que estimulam a prática de esportes, em quadras diversas de vôlei, tênis, futebol, pista de atletismo, ginásios e piscinas, sendo uma delas de 100 metros de comprimento, entre as maiores da América Latina.

Em mais uma visita ao CERET, das que vêm realizando nos últimos meses, o prefeito Fernando Haddad conheceu algumas das melhorias que já foram realizadas e outras que estão em andamento. O parque ganhou grades no lugar dos muros que o cercavam, além de iluminação reforçada, iniciativa que melhora a segurança, visibilidade e estética; quadras e ginásio foram revitalizados, bem como as piscinas e banheiros que passaram por uma grande manutenção. As guias, bueiros e passeios degradados por raízes passaram também por reforma, tornando as alamedas mais acessíveis, inclusive para pessoas que utilizam cadeira de rodas.

“A segunda etapa [das reformas] são as quadras de tênis, basquete e vôlei. Também já começou a obra na área reservada aos idosos, com quadras de bocha e um centro de convivência”, afirmou Haddad, que fez um paralelo das instalações do CERET, na zona leste, às do parque Ibirapuera.

Presente em todo o trajeto da visita, dona Paula Alonso contou que mora há mais de 30 anos na Vila Formosa, e hoje faz parte da equipe do conselho do CERET. “É um privilégio termos este espaço perto de casa. E melhorou muito de uns tempos para cá. Eu venho aqui todos os dias para caminhar, só não aos sábados e domingos”, disse.

Ao lado de Marianne Pinotti, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, de Celso Jatene, da pasta de Esportes, Lazer e Recreação, e do diretor do Centro Esportivo , Mohamed Moura, o prefeito Haddad conheceu o novo playground inclusivo instalado recentemente e inauguração no último sábado com festa e roda de capoeira. Agora, o espaço ganhou gira-gira e balanços adaptados; a grama do entorno dos brinquedos também ganhou piso especial para facilitar a circulação.

“A ideia é que crianças com e sem deficiência possam brincar juntas”, explicou Marianne. Os aparelhos foram instalados em parceria com uma fundação local. A área do parquinho ainda ganhou outros equipamentos novos feitos com pneus reaproveitados e a manutenção dos brinquedos já existentes.

A caminhada pelas instalações seguiu ainda pelas quadras e pela área que será criada para abrigar um espaço de jogos e convivência, ao lado das canchas de bocha que passam por restauro também.