PREFEITURA DE SÃO PAULO

Zona Leste recebe mais uma edição de mutirão de serviços para pessoas com deficiência

Ação acontece em parceria com as pastas da Prefeitura de São Paulo

03/04/2024 16h40

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), realiza no próximo sábado (06) a 6ª edição do Inclui Sampa nos Bairros, no CEU Barro Branco, localizado na Rua Salvador Vigano, 100 - Conj. Hab. Barro Branco II. Esta edição chega pela segunda vez à zona Leste. A primeira, realizada no CEU Aricanduva, contou com mais de 2 mil atendimentos.

O Inclui Sampa nos Bairros é uma ação permanente da SMPED em parceria com as demais pastas da Prefeitura de São Paulo e tem o objetivo de oferecer para os munícipes com deficiência serviços nas áreas da habitação, saúde, trabalho e outros.

A SMPED levará dois serviços, a Paraoficina Móvel: uma van que conta com manutenção e reparos gratuitos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. Os técnicos estarão realizando avaliação inicial, limpeza e reparos simples caso haja material disponível. O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED), Secretaria Municipal da Saúde e AACD.

Além da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, que possui a finalidade de auxiliar na identificação da pessoa diagnosticada com TEA e, assim, agilizar ou priorizar seu atendimento em serviços públicos e privados.O serviço prescreve requisitos e documentos necessários para a emissão da carteira, listados mais abaixo neste texto.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará multivacinação, auriculoterapia, testagem em IST, orientação e distribuição de materiais, orientações sobre primeiros socorros, entre outras ações.

Orientação e recebimento de documentos para a solicitação do Bilhete Único para pessoa com Deficiência e Atende+ serão oferecidos pela Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e SPTrans.

Edições anteriores
O Inclui Sampa nos Bairros já percorreu as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, levando praticidade nos serviços que a Prefeitura de São Paulo oferece para a população com deficiência. As edições somam, juntas, mais de 10 mil atendimentos, e quase 8 mil pessoas já passaram por elas.

Confira abaixo os serviços que serão disponibilizados para as pessoas com deficiência:

SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Serviço gratuito de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. No local, será realizada avaliação inicial, limpeza e reparos simples caso haja material disponível. Para atendimento, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e RG ou outro documento com foto. Atendimento exclusivo para pessoas residentes na cidade de São Paulo que adquiriram sua cadeira e OPMs pelo SUS.

O serviço tem o objetivo de auxiliar na identificação da pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e, assim, agilizar ou priorizar seu atendimento em serviços públicos e privados. A carteira é emitida em formato digital e pode ser impressa pelo munícipe.

Documentos necessários em formato físico:
RG/RNE e CPF da Pessoa com TEA;
RG/RNE e CPF do Responsável Legal pela Pessoa com TEA;
Foto 3x4 em formato de documento;
Comprovante de endereço recente (dentro do prazo de até 90 dias de emissão);
Laudo médico que ateste o diagnóstico de TEA com o número do CID, data, assinatura e número do registro profissional (CRM) do médico responsável.

REQUISITOS:
Residir no município de São Paulo;
Ter diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) comprovado por laudo médico com um dos seguintes CIDs:

I - CÓDIGOS ELEGÍVEIS PARA A EMISSÃO DA CIPTEA, SEGUNDO CID 10:
a) F84 – Transtornos globais do desenvolvimento;
b) F84.0 - Autismo infantil;
c) F84.1 - Autismo atípico;
d) F84.2 - Síndrome de Rett;
e) F84.3 - Outro transtorno desintegrativo da infância;
f) F84.4 - Transtorno com hipercinesia associada a retardo mental e a movimentos estereotipados;
g) F84.5 - Síndrome de Asperger;
h) F84.8 - Outros transtornos globais do desenvolvimento;
i) F84.9 - Transtornos globais não especificados do desenvolvimento.

II - CÓDIGOS ELEGÍVEIS PARA A EMISSÃO DA CIPTEA, SEGUNDO A CID11:
a) 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional;
b) 6A02.1 – Transtorno do Espectro do Autismo com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional;
c) 6A02.2 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com linguagem funcional prejudicada;
d) 6A02.3 – Transtorno do Espectro do Autismo com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e linguagem funcional prejudicada;
e) 6A02.4 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual deficiência intelectual e com ausência de linguagem funcional;
f) 6A02.5 – Transtorno do Espectro do Autismo com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e ausência de linguagem funcional;
g) 6A02.Y – Outro Transtorno do Espectro do Autismo especificado;
h) 6A02.Z – Transtorno do Espectro do Autismo, não especificado.

CMPD – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

SMS – Secretaria Municipal de Saúde

SME - Secretaria Municipal de Educação

SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

SMDET – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Cate Móvel
Atendimento por distribuição de senhas limitadas.
Haverá atendimento para vagas de emprego nas áreas do comércio e serviços, orientações para a emissão da carteira de trabalho digital, orientação sobre cursos gratuitos do Portal Cate, sobre formulação de currículo adequado para o mercado de trabalho, entre outros.

No total, estarão disponíveis mais de 30 vagas destinadas à pessoas com deficiência. Os cargos com a maior concentração delas são de auxiliar de limpeza, auxiliar de expedição em escritórios e atendente de lanchonete. É necessário ter completado pelo menos o ensino fundamental. Os salários vão de R$ 1.412 a R$ 1.894.

Os interessados em realizar os serviços deverão apresentar RG, CPF e carteira de trabalho, (que pode ser modelo digital).

SETRAM – Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana / SPTrans

SMDHC – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

As Unidades Móveis oferecem, de forma itinerante, informações sobre direitos LGBTI+, leis que protegem a população, sobre serviços de saúde e assistência social, além do direcionamento dessa população para os Centros de Cidadania LGBTI+ da cidade de São Paulo, além de informar sobre as ações da Prefeitura. O serviço é vinculado à Coordenação de Políticas para LGBTI+, responsável por formular, articular, propor e monitorar políticas públicas que visem a promoção da cidadania e a garantia de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, entre outras identidades dissidentes da heterossexualidade.

O CRAI Móvel oferece atendimento para população imigrante de forma descentralizada em todo o território de São Paulo, dando também apoio a serviços da rede, organizações da sociedade civil e comunidades migrantes a promoverem o acesso a direitos sociais e serviços públicos. O equipamento oferece serviço de orientação multilíngue em regularização migratória; orientação sobre acesso a direitos e a serviços públicos, políticas e benefícios; proteção e apoio para o enfrentamento de violação de direitos em situações de vulnerabilidade ao abuso, à violência e à exploração; e apoio na criação de redes territoriais e articulação com atores da rede pública territorializada no local da atenção itinerante.

A Unidade Móvel de Mulheres, serviço especializado da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, inclui prevenção, assistência, e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação, com equipe treinada para receber as denúncias e prestar o primeiro atendimento. Oferta os serviços de forma descentralizada e itinerante dos equipamentos da rede de enfrentamento à violência contra a mulher na cidade de São Paulo. O serviço é vinculado à Coordenação de Políticas para as Mulheres, responsável por articular, propor, formular e implantar políticas públicas para a defesa dos direitos das mulheres e da equidade de gênero.

SEME - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Mexa-se
Programa que conta com diversas opções para todas as idades, como, por exemplo, recreação, dança de ritmos e muito mais. A iniciativa retoma a vida social e enfatiza a importância de cuidar da saúde mental. As atividades estão disponíveis para todas as idades, gratuitamente e com acessibilidade.

SMTUR – Secretaria Municipal de Turismo – CIT móvel para que os participantes do evento tenham acesso aos informativos sobre a cidade e possíveis locais de interesse de turismo desta, como:

COHAB - Companhia Metropolitana de Habitação De São Paulo

ADE SAMPA – Agência São Paulo de Desenvolvimento – promove políticas de desenvolvimento que contribuem para a redução de desigualdades regionais, competitividade econômica, geração de emprego e renda, o empreendedorismo, economia solidária e inovação tecnológica. Além de atendimento e fomento aos microempreendedores.

SMC – Secretaria Municipal de Cultura

A Cia. do Relativo apresenta uma proposta de instalações interativas: a vivência “Malabarismo Possível” oferece a crianças e adultos a possibilidade de experimentar jogos cooperativos criados a partir de conceitos do malabarismo. São disponibilizadas sete instalações nas quais os artistas da companhia atuam como mediadores, facilitando a exploração de diferentes dinâmicas com os participantes. A atividade abrange desde de pessoas inexperientes nas técnicas de manipulação de objetos, a aquelas que, já possuindo conhecimentos anteriores, queiram experimentar novos estímulos criativos.

Tão tradicional e ao mesmo tempo totalmente inovadora... Esta é a Brass Band Infantil do Coruja! Uma banda formada por vários instrumentos de sopro, com uma seção de percussão. Eles irão tocar os clássicos da música infantil e popular (Sapo Cururu, Fui no Itororó, Cirandeiro, Fui ao Mercado e outros) no formato instrumental e andando pelo espaço do evento, fazendo todo mundo dançar e muito! Além daincrível música, o show oferece diversão com brincadeiras, dinâmicas musicais e interações cativantes. Perfeita para locais sem energia elétrica, itinerante ou então que precise chamar a atenção de uma maneira positiva e inovadora.

Polícia Civil do Estado de São Paulo - IIRGD - INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO RICARDO GUMBLETON DAUNT
Atendimento por distribuição de 50 senhas.

Solicitação e emissão da primeira via do RG a menores de idade ou renovação (somente RG emitido no Estado de São Paulo) para pessoas com deficiência.
Atendimento não extensível aos acompanhantes.

Documentos obrigatórios:
- 1ª via de RG a menores de até 15 anos;
- Certidão de nascimento original e cópia;
- Atestado médico ou laudo (com data de expedição de até 2 anos), com nome do(a) médico(a), citação expressa do diagnóstico e da CID correspondente;
- Presença do pai ou mãe, portando documento oficial de identidade (RG, Habilitação ou Passaporte) para assinatura da autorização;
- Responsável legal portando documento oficial de identidade e GUARDA OU TUTELA ORIGINAIS emitida e assinada pelo juiz(a) do Tribunal de Justiça.

1ª via de RG a menores de 16 e 17 anos:
- Todos os documentos citados para menores de até 15, porém, sem a obrigação da presença de pai ou mãe (exceto para os casos que o menor necessite de apoio).

2ª via de RG para qualquer idade:
- As mesmas regras para a 1ª via aos menores de idade se aplicam aos menores que requeiram 2ª via;
- RG anterior original e cópia;
- Atestado médico ou laudo (com data de expedição de até 2 anos), com nome do(a) médico(a), citação expressa do diagnóstico e da CID correspondente;
- Em caso de mudança de estado civil, certidão de casamento ou certidão de casamento com averbação de novo casamento, divórcio ou viuvez;
- Recibo do pagamento da taxa de 2ª via de RG.

Taxa de emissão de 2ª via de RG
Valor: R$ 53,04.
Isenções: Mulheres a partir de 60 anos, homens a partir de 65 anos e desempregados mediante apresentação da carteira profissional.

Retirada do RG:
A partir de segunda-feira (08/04).
Praça de atendimento da subprefeitura de Cidade Tiradentes - Rua Jaú Mirim, s/n, Cidade Tiradentes, horário de atendimento das 8h às 17h
O munícipe possui prazo de 3 semanas para a retirada.

OAB Itaquera

IMG – Instituto Mara Gabrilli – CADÊ VOCÊ?

Instituto Fios de Ouro – Atua há 25 anos na área da beleza voltada para formação profissional e prestação de serviços.