Virada Cultural teve mais de 160 atrações com Libras

Evento contou com shows, teatro e programação infantil com acessibilidade

No último fim de semana, aconteceu a 18ª Virada Cultural, promovida pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A edição deste ano contou com diversas atrações, como shows, teatro e programação infantil, espalhadas por todas as regiões da capital durante 24 horas. E, ainda, com acessibilidade. O evento teve início às 16h de sábado (27) e seguiu até o domingo (28).

A abertura oficial do evento aconteceu na Arena Heliópolis, zona Sul da capital, e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes; da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco; da secretária municipal da Cultura, Aline Torres; do presidente da SPTuris, Gustavo Pires, entre outras autoridades.

Silvia Grecco, que está à frente da pasta da SMPED, agradeceu à secretária Aline Torres a parceria entre as pastas: ‘’A secretária da cultura, Aline Torres, me ensinou uma frase muito legal: 'Pessoas com deficiência no palco e na plateia.' E olha aqui ó, Virada Cultural Inclusiva.Temos intérpretes de Libras em todos os lugares e pessoas com deficiência trabalhando, além de shows de Billy Saga, Izalú e Só Vendo Pra Crer. Gostaria de agradecer a secretária Aline e nós temos essa inclusão aqui.’’

Já Aline Torres destacou a importância das pessoas com deficiência que trabalharam na Virada: ‘’Estamos aqui pra mostrar que não existe capacitismo. A gente tá aqui para trabalhar na Virada! Temos cultura acessível no palco, na plateia e no trampo!’’
O evento, que contou com 4 milhões de pessoas (segundo a Prefeitura de São Paulo), teve acessibilidade em 18 palcos e 13 equipamentos culturais, utilizando-se de 180 intérpretes de Libras.

Grandes nomes da música brasileira passaram pelas 12 microrregiões da cidade de São Paulo, como, por exemplo Glória Groove, Alceu Valença e Iza na Arena do Vale do Anhangabaú, Simone Mendes e Dilsinho na Arena São Miguel, Anavitória, Marina Sena e Melim na Arena Butantã, Baco Exu do Blues e Mc Cabelinho na Arena Itaquera e muitos outros.

O cantor Carlinhos Brown, que se apresentou na Arena Parada Inglesa, zona Norte, surpreendeu as intérpretes de Libras Elisa Silva e Priscila dos Santos Amorim ao entregar uma rosa para cada na tarde do sábado, 27. Ele também esteve presente na Arena do Vale do Anhangabaú, fazendo uma participação especial ao lado de Filhos da Bahia, Reinaldinho e Tonho Matéria. Na ocasião, Brown dançou ao lado do intérprete Thiago Quintano, onde reproduzia a Libras para o público.

Os palcos contaram também com área reservada para Pessoas com Deficiência

Confira o álbum do evento: photos.app.goo.gl/7kCc946E4fDFG7dH7
Crédito das fotos Fábio Nunes.