Inscrições abertas para 4ª edição do Festival Sem Barreiras

Evento acontece em setembro e oferece atrações culturais protagonizadas por artistas com deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) está com as inscrições abertas para a 4ª edição do Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência. Promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e da Cultura, o evento tem o objetivo de incentivar e apoiar o trabalho de artistas com deficiência.

Grupos e artistas com deficiência de várias linguagens, como teatro, música, dança, artes visuais, saraus, circo, entre outras, já podem inscrever seus projetos até às 23h59 do dia 09 de junho através do link: bit.ly/Propostas_Art-SB2023

O Festival nasceu da experiência com o Programa Cultura Inclusiva, que tem como objetivo promover acessibilidade comunicacional em teatros e equipamentos municipais de cultura, oferecendo, além de acessibilidade arquitetônica, recursos de Libras, audiodescrição e legenda para munícipes com deficiência. A ideia é divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um, seja no teatro, na música, dança ou em qualquer outra manifestação cultural. Através da cultura, a deficiência pode ser vista e entendida de uma outra forma, valorizando o potencial de cada pessoa.

No ano passado, a 3ª edição do Festival foi realizada ao longo de quatro dias. A estreia foi no Teatro Paulo Eiró, zona sul da capital, com shows de Projota, Billy Saga e Yzalú na data em que é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro.

Já o Parque Augusta Bruno Covas foi palco nos dias 23 e 24 com música, teatro, literatura, cinema e circo.

A programação continuou no dia 27, com a peça Vik - O Micro Espetáculo, no Teatro Arthur de Azevedo, no Alto da Mooca. A peça é o primeiro solo do mundo interpretado por uma atriz com nanismo, tem linguagem universal, que dispensa o uso de palavras, e é voltado para pessoas de todas as idades.

Todas as atrações foram acessíveis em Libras, estenotipia (legendas) e audiodescrição.