SMPED celebra Dia Internacional da Síndrome de Down na Praça das Artes

Evento aconteceu nesta manhã, 21, com transmissão ao vivo

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência promoveu nesta manhã, 21, uma programação dedicada à data na Praça das Artes, localizada no centro Histórico da capital, que contou com transmissão ao vivo pelo Youtube da SMPED. 

O dia 21 de março foi escolhido porque o número “21” representa o cromossomo que possui a alteração genética que caracteriza a síndrome; enquanto março, o mês “3”, indica a trissomia — ou seja, a pessoa com a síndrome possui três cromossomos, ao invés de dois.

Para iniciar, uma exposição inclusiva abriu a programação. ‘’A beleza de cada olhar’’ é composta por 14 obras produzidas nos projetos do Instituto Olga Kos, associação sem fins lucrativos que desenvolve projetos artísticos e esportivos para atender pessoas com deficiência. Trata-se de obras desenvolvidas por pessoas com deficiência, principalmente com síndrome de Down, que fizeram leituras de telas de artistas contemporâneos.

Na cerimônia de abertura, a SMPED homenageou Francisco Bombini, o Super Chico, que faleceu no dia 6 de fevereiro, deste ano. Um vídeo foi apresentado e sua mãe, Daniela Bombini transmitiu uma mensagem, emocionada: "Eu sabia que a síndrome fazia parte da realidade de tantas famílias. Sabendo disso, fiz um pacto com o meu marido, com a minha família e até com o Chico, para levarmos uma vida leve, com alegria e demonstrar sim que era possível ser feliz".

Super Chico nasceu com síndrome de Down e outras complicações de saúde. Ele ficou conhecido no Brasil por vencer a COVID-19 duas vezes. Seu apelido foi inspirado em super-heróis e em São Francisco de Assis.

Após a homenagem, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, agradece a participação do público: ''Bom estar aqui numa celebração de uma data tão importante com vocês, as instituições todas participando, tão bem representadas na nossa cidade. Vamos falar de inclusão e de oportunidade, é isso que a gente precisa, dar oportunidade para todo mundo, dizer que a Pessoa com Deficiência existe, precisa ser amada, respeitada e incluída. Inclusão é estar todos juntos em todos os lugares.”

Representando as instituições presentes, Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos, presta uma homenagem para às mães presentes: ''Quero fazer uma homenagem a pessoa mais importante, no meu modo de ver, quero homenagear as mães, são elas que nos acolher, e lutam para que nós filhos sejam inclusos na sociedade.''

Em seguida, o evento contou com uma mesa redonda, na qual diversos institutos abordaram o tema como, por exemplo, Carolina Videira, fundadora da Turma do Jiló, que falou sobre inclusão; Stephanie Lima colaboradora e autodefensora, do Instituto Jô Clemente (IJC), dividiu a mesa em relação à autonomia com Valéria Beatriz, que foi acompanhada pelo time de Qualificação e Inclusão Profissional do IJC e atualmente trabalha como atendente na Ofner; e Deise Campos, coordenadora do Instituto Serendipidade, sobre acolhimento.

Já o Instituto Olga Kos, foi representado pelo presidente, Wolf Kos. Fechando a mesa redonda para debater invisibilidade, Thiago Ribeiro, fundador Invisibilidown, apresentou informações sobre crianças e jovens pretos com a síndrome.

A celebração continuou com a Cia Experimental de Dança Movimentarte, ONG que tem a missão de semear, através de aulas, formações, palestras, eventos e workshops, a importância da arte no desenvolvimento das pessoas.
A ONG fez uma apresentação cultural com dançarinos, que possuem síndrome de Down com o tema ''Dança em Nós''.

Já na área externa da Praça das Artes, finalizando o evento, tivemos uma roda de capoeira com dança e jogos realizada por instrutores. Além de uma apresentação de karatê com movimentos básicos da arte marcial. As atividades esportivas são uma colaboração com o Instituto Olga Kos.

A SMPED transmitiu o evento através do Youtube/smpedsp.

Acesse as fotos e confira como foi a celebração.

Iluminação em monumentos

A SMPED, em parceria com o SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), iluminou seis monumentos da capital em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Além disso, os relógios da cidade também recebem mensagens, que ficam expostas de 19/03 a 26/03.

Confira, abaixo, os monumentos:

  • Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira;
  • Viaduto do Chá;
  • Biblioteca Mário De Andrade;
  • Edifício Matarazzo;
  • Pateo do Collegio;
  • Monumento das Bandeiras.