SMPED lança 7ª edição do Samba com as Mãos

Evento aconteceu no último domingo na quadra da atual campeã, Mancha Verde

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), lançou no domingo (29) a 7ª edição do projeto ‘’Samba com as Mãos’’ na quadra da Escola de Samba Mancha Verde, localizada na Barra Funda.

Estiveram presentes no evento, o prefeito Ricardo Nunes, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, a secretária adjunta municipal da Pessoa com Deficência, Dika Vidal, o presidente da SPTuris, Gustavo Pires, o presidente da Mancha Verde, Paulo Serdan e a responsável pela acessibilidade e pessoas com Deficiência da Liga-SP, Vanessa Dias. Além de mais de 100 pessoas com deficiência, sendo quase 50 surdos e com deficiência auditiva e o público da quadra.

Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito Ricardo Nunes falou sobre a importância do Carnaval de São Paulo incluir a população com deficiência. "Esse projeto, Samba com as Mãos, é fundamental. A gente tem mais de 100 mil pessoas na cidade que são surdas ou com deficiência auditiva e poder fazer a maior festa do país pensando nelas, também é fundamental. O Carnaval de São Paulo vai ser o maior Carnaval do Brasil!", finalizou.

A secretária Silvia Grecco destacou a relevância das ações da SMPED no carnaval e a presença das pessoas com deficiência no evento: ''Temos projetos voltados para o carnaval, mas hoje lançamos mais uma edição dessa ação tão importante: o 'Samba com as Mãos'. Estamos aqui com diversas pessoas com deficiência e apresentando o projeto para dizer que o carnaval é de todos!'' e seguiu agradecendo como o prefeito Ricardo Nunes tem trabalhado cada vez mais por uma São Paulo mais inclusiva: ''Obrigada pelo seu olhar para o carnaval! O carnaval é a festa do povo paulista! Um dos melhores carnavais que tem no Brasil é o da nossa cidade. Mas, também pelo seu olhar na causa da pessoa com deficiência e por tudo o que você tem nos apoiado.''

O Samba com as Mãos foi lançado através de um telão na quadra da Mancha Verde. A interpretação do samba da campeã de 2022 ficou por conta do intérprete de Libras Cleber Bordini. O projeto foi comemorado e aplaudido pelas autoridades e o público presente, deixando um gostinho de ansiedade para os desfiles do Grupo Especial e do Grupo de Acesso I que acontecem nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, no Anhembi.

Após o lançamento, a escola iniciou o seu ensaio levando todos a cantarem e sambarem até a madrugada. Além disso, as pessoas com deficiência foram convidadas pelos integrantes da Mancha Verde para participar do ensaio. Um caminho foi aberto na quadra para que elas pudessem desfilar.

Sobre o Samba com as Mãos
Iniciado em 2016, o projeto disponibiliza vídeos com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos sambas-enredo das escolas que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo. A novidade deste ano é que o Grupo de Acesso I também foi inserido no projeto. O objetivo é incluir pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Ao todo foram 22 sambas traduzidos com o apoio de integrantes das agremiações, intérpretes de Libras e surdos. As gravações aconteceram no início de janeiro em um estúdio montado na SMPED.

Antes da etapa de gravação, há a fase de pesquisa e interpretação. É necessário um estudo e empenho específicos nesse tipo de tradução já que os sambas-enredo muitas vezes usam palavras de origem africana, e ditos populares, e isso exige do tradutor um trabalho em conjunto com o autor da letra para que nada se perca e o contexto se mantenha. O projeto é acompanhado por surdos até a sua conclusão.

A partir de hoje (30), a SMPED disponibiliza em suas redes sociais (Instagram e Facebook) o sambas-enredo das escolas de samba. A playlist completa estará disponível no canal Inclusão SP (Youtube). O objetivo é que até o dia dos desfiles a comunidade surda já tenha acesso a todos os conteúdos.

Confira as fotos do lançamento.