Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência disponibiliza Central de Intermediação em Libras nas Eleições

Serviço estará disponível nos locais de votação da capital

Com o objetivo de garantir a acessibilidade na capital, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), disponibilizará a Central de Intermediação em Libras (CIL), pela primeira vez, nas eleições deste ano.

A partir de hoje (26) e até o fim do período eleitoral, os intérpretes de Libras da CIL estarão disponíveis para tirar dúvidas dos eleitores com a supervisão de duas servidoras do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

A CIL é um serviço gratuito de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo-chamada através do app CIL-SMPED, que permite a comunicação entre pessoas surdas/com deficiência auditiva e servidores públicos. O serviço pode ser baixado, sem custo, tanto para smartphones com Android ou iOS. A Prefeitura de São Paulo, por meio da SMPED, firmou um acordo com as operadoras de telefonia móvel e por isso o usuário não gasta dados móveis durante a chamada de vídeo.

Acordo de Cooperação SMPED e TRE-SP
Em junho deste ano, a SMPED e o TRE-SP assinaram um Acordo de Cooperação que prevê a inclusão do aplicativo durante as eleições, além de ações de capacitação, conscientização e treinamento sobre acessibilidade e inclusão para os servidores da Justiça Eleitoral Paulista, como a realização de aulas e palestras sobre Acessibilidade Digital e Comunicacional.

No dia da eleição, também será possível utilizar o serviço por website, sem necessidade de instalação do aplicativo, por meio do QR Code divulgado em cartazes nos locais de votação da capital. O TRE-SP capacitou servidores e colaboradores que trabalharão durante o período eleitoral sobre a funcionalidade da CIL. Inclusive, voluntários com conhecimento em Libras atuarão no apoio logístico aos munícipes surdos e com deficiência auditiva nos locais de votação.

Além disso, o eleitor e eleitora com deficiência que necessitar de auxílio para votar poderá contar com ajuda de alguém da sua confiança. Segundo o TRE-SP, cabe ao mesário que preside a seção a autorização do acompanhamento. A urna eletrônica também oferece recursos acessíveis para as pessoas com deficiência visual. O teclado apresenta números em Braille e um fone de ouvido estará instalado para indicar o número escolhido através de sinais sonoros.

Sobre a CIL
A Central de Intermediação em Libras (CIL) surgiu da necessidade das pessoas surdas se comunicarem na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao acessar os serviços municipais na ausência de intérprete de Libras. Para tanto, foi implantado esse serviço que através de vídeo chamada faz a mediação na comunicação entre pessoas surdas e com deficiência auditiva no atendimento dos serviços públicos da cidade de São Paulo.

A CIL funciona instalada em equipamentos municipais, mas também através de um aplicativo. Na capital, são mais de 280 Postos de Atendimento Presenciais (PAP-CIL) onde o programa está instalado em equipamentos da saúde, assistência social, educação, cultura, entre outros. Dentro da Agenda 2030, a meta é ter 1.100 equipamentos públicos com Central instalada em computadores.

Confira todos os endereços .

O aplicativo CIL-SMPED pode ser baixado sem custo tanto para smartphones com Android ou iOS quanto computadores. Inclusive, foi firmado um acordo com as operadoras de telefonia móvel e, por isso, o usuário não gasta dados móveis durante a chamada de vídeo a ligação é subsidiada pela SMPED. O serviço oferece acesso à Libras 24 horas por dia, para o uso na comunicação com servidores municipais e também, em alguns casos, a estaduais, federais e equipes de serviços de emergência da cidade de São Paulo.

Desde o lançamento do App, em 2018, até 2021, foram mais de 13.200 downloads e mais de 32 mil chamadas. O modelo CIL já foi adotado por outros estados e cidades brasileiras, e a meta de curto prazo é aumentar o uso do aplicativo em 50% entre 2022 e 2025.

Neste ano, a CIL foi premiada e reconhecida pelo Zero Project, uma premiação global promovida pela Essl Foundation da Áustria. O prêmio destaca práticas e políticas no campo da acessibilidade que contribuem para diminuir as barreiras para as pessoas com deficiência. A cerimônia de premiação foi realizada no escritório das Nações Unidas em Viena, Áustria, em fevereiro.