Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência realiza primeira edição do 'Inclui Sampa nos Bairros'

Diversos serviços foram disponibilizados para a população com deficiência, entre eles saúde, assistência social, habitação e trabalho

Mais de mil pessoas passaram pelas tendas instaladas no Centro Educacional Unificado (CEU) Capão Redondo para a primeira edição do “Inclui Sampa nos Bairros”, realizado no último sábado, 17. A iniciativa disponibilizou à população com deficiência diversos serviços públicos nas áreas da saúde, trabalho, assistência social e outras.

Esta foi a primeira edição do programa. A intenção é que o Inclui Sampa nos Bairros seja uma ação permanente da pasta, em parceria com as demais secretarias municipais. O objetivo do evento foi proporcionar, de forma prática e rápida, serviços e orientações para os habitantes do Capão Redondo e região ? com foco na inclusão da população com deficiência. Além dos serviços gratuitos disponibilizados, o público também teve acesso a apresentações culturais e esportivas.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, destacou a importância do evento: "Eu fico emocionada, porque estamos finalmente trazendo para a ponta, para o território, serviços tão importantes, necessários. Estamos trabalhando para isso, para tornar a nossa cidade cada vez mais inclusiva, acessível. Nós queremos incluir. Esse evento só foi um sucesso porque temos um público-alvo atuante, que busca seus direitos, e a Prefeitura vem cumprir seu papel de oferecer os serviços. A proposta é realizar o ‘Inclui Sampa nos Bairros’ de forma permanente, abrangendo todos os bairros e distritos".

Para o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o evento foi um sucesso, com o envolvimento das pessoas da zona sul e das secretarias municipais. “Esse é apenas a primeiro Inclui Sampa nos Bairros e, pelo sucesso que estamos vendo, teremos em todas as regiões da cidade, pois envolve os moradores e secretarias, todos envolvidos e comprometidos em oferecer acessibilidade na cidade”, disse.

Segundo o prefeito, a Administração Municipal está empenhada em fazer a inclusão das pessoas deficientes em todas as áreas, seja na saúde ou mesmo na habitação ? que já conta com as unidades habitacionais com acessibilidade. “Temos conseguido grandes avanços para termos uma cidade mais humana e desenvolvida”, explicou

Ricardo Nunes citou que uma das ações para a inclusão é a reforma das calçadas, muito solicitada pela população. “Vamos investir R$ 350 milhões para deixar as calçadas acessíveis”, completou o prefeito.

Para uma das representantes das pessoas com deficiência presente no Inclui Sampa, Maria Imaculada Henrique Cândido, o evento deve ser repetido mais vezes. “Estou feliz que o Inclui Sampa está em nossa região e que venham outros e que sejam regionalizados, pois a gente precisa de muita ajuda e precisamos de informação para resolver os problemas que nós, deficientes, enfrentamos”, disse Imaculada.
 

Serviços

A iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com as secretarias municipais e com o Governo do Estado. A estreia do 'Inclui Sampa nos Bairros' se deu em setembro, pois este é um mês que abriga uma série de datas comemorativas e de lutas para as Pessoas com Deficiência, como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Surdo (26). Quanto ao local escolhido, o CEU Capão Redondo na zona sul, esta decisão foi tomadas graças ao fato desta ser a região da cidade com a maior concentração de pessoas com deficiência.

Nas tendas da SMPED, foi possível fazer a manutenção e o reparo de cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (como muletas, bengalas e andadores) nas vans da Paraoficina Móvel. Maria da Graça Aparecida Rodrigues estava acompanhada de Aparecida Polli Rodrigues e aproveitou para fazer uma manutenção em sua cadeira de roda. “Até o momento, estou gostando desse evento. Moro na zona Sul, no Guacuri”, disse Aparecida Poli.

Ainda, estava disponível a Central de Intermediação em Libras (CIL), que realiza a mediação entre surdos e pessoas com deficiência auditiva em qualquer atendimento no serviço público da cidade de São Paulo. Este serviço, aliás, funciona 24 horas e pode ser acessado pelo aplicativo de celular.

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência também marcou presença, dispondo sua equipe administrativa (advogado e assistente social) e seus conselheiros para orientações sobre o cadastro das pessoas com deficiência residentes na cidade e outros serviços públicos municipais. O Conselho é o órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo.

A Saúde ofereceu, entre outros serviços, vacinação (Covid e Influenza), meditação, auriculoterapia, trilha dos sentidos (atividade que proporciona o contato com texturas, cores, formas e sons, com o objetivo de vivenciar a percepção das habilidades sensoriais) e, ainda, uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista ? a fim de orientar a população sobre o que é o autismo, seu diagnóstico e a atenção à saúde do autista.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho estava representada pelo Cate Móvel, que disponibilizava oportunidades de emprego para pessoas com deficiência em áreas de comércio e serviços (em cargos como auxiliar administrativo, estoquista e leitor de medidores de água).

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social foi aquela que atendeu o maior número de pessoas. O órgão disponibilizava serviços de inserção e atualização do CADÚnico, além de apresentações culturais e esportivas ? estas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme). A programação contou com a peça BIRITA PROCURA-SE, sobre uma palhaça com deficiência que, para sobreviver e pagar as contas, parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante na sociedade. A apresentação teatral foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.

A pasta de Direitos Humanos também trouxe serviços ao evento, com a Coordenação de Promoção de Igualdade Racial, a Unidade Móvel de Cidadania LGBTI, a Coordenação de Política Para Juventudes e a Coordenação de Políticas para Mulheres. Além disso, também estavam presentes serviços da COHAB-SP, como a inscrição no Cadastro COHAB; atualização cadastral; agendamento para serviços na Central de Atendimento; esclarecimento e orientações sobre contratos, transferência, emissão de boletos e ajustes financeiros; apresentação das campanhas “Conviva Bem – Campanha para auxiliar a relação entre moradores de conjuntos habitacionais” e “Não seja enganado – Campanha para orientar sobre a maneira correta para aquisição de uma unidade COHAB”, para evitar possíveis golpes aplicados por terceiros; apresentação e esclarecimento sobre o programa “Pode Entrar” e da PPP da habitação municipal.

A SETRAM - Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana e a SPTrans - São Paulo Transporte não ficaram de fora, e estiveram presentes no Inclui Sampa oferecendo orientações sobre o Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência, documentação, emissão e atendimento sobre Atende+. A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por sua vez, ofereceu a solicitação e emissão de primeira e segunda via do RG para pessoas com deficiência.

O Instituto Mara Gabrilli trouxe o “CADÊ VOCÊ?”, com acolhimento e escuta qualificada para avaliação de demandas da pessoa com deficiência e sua família/cuidador, além de orientações diversas sobre as Redes e cuidados em políticas públicas para pessoas com deficiência. Também estiveram presentes o Instituto Fios de Ouro, que ofereceu cortes de cabelo gratuitos, e o Instituto Akhanda, que disponibilizou equipe médica para a realização do teste de Acuidade Visual.
 

Selo de Acessibilidade

Durante o evento, o secretário municipal da Educação, Fernando Padula, recebeu das mãos do prefeito e da secretária Silvia Grecco o Selo de Acessibilidade Arquitetônica dado ao CEU Capão Redonda por sua acessibilidade. A Smped já contemplou escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais com o Selo, que indica que a edificação é adequada ao uso por pessoas com deficiência. O reconhecimento é concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), conforme estabelecido nos Decretos nº 45.552/2004 e nº 58.031/2017 e na Lei nº 15.576 /2012.

Para o secretário de Educação, o Selo vem premiar a ação de uma gestão que sempre se norteou pela preocupação em fazer ações que melhorem a vida das pessoas: “Como exemplos cito o AVE- Auxiliar de Vida Escolar, que apoia a locomoção, alimentação e a higiene das crianças e jovens com deficiência nas escolas. Há também os estagiários que cuidam dos alunos e o PAEE – Professor de Atendimento Educacional Especial e as salas de recursos. O avanço não para por aí. Pela primeira vez, teremos um concurso público com vagas para professor de Libras. É assim que se faz educação inclusiva na cidade de São Paulo”, disse Padula.

Confira todas as fotos do evento pelo link: https://photos.app.goo.gl/m7ZPGgwPuHysV7VN9.