PREFEITURA DE SÃO PAULO

SMPED e Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar oferecem oficina de capacitação em Tecnologia Assistiva de baixo custo

Curso é voltado para profissionais formados e estudantes de fisioterapia ou terapia ocupacional

03/05/2022 12h07

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) em parceria com Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar (CIAM), associação beneficente sem fins lucrativos que presta assistência gratuita a bebês, crianças e jovens de 0 a 18 anos com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade social e a suas famílias, oferecem oficinas de capacitação cujo tema é Tecnologia Assistiva de Baixo Custo: Dispositivos em Papelão.

O curso é totalmente gratuito e voltado para profissionais formados e estudantes de fisioterapia ou terapia ocupacional, residentes da capital, que vão aprender a produzir os dispositivos, listados abaixo, que são utilizados em atendimentos e em ambientes domiciliares ou escolares. Esses objetos proporcionam a adequação postural em crianças e prevenção de futuras deformidades e/ou alterações músculo esqueléticas.

Parapodium: auxilia na manutenção do ortostatismo, melhora a circulação sanguínea, descarga de peso nos membros inferiores (auxiliando o desenvolvimento ósseo e articular), proporciona uma nova perspectiva de olhar o mundo ao seu redor e retificação do tronco. É confeccionado em sua integridade com papelão de acordo com as medidas da criança, que deverão ser obtidas a partir de avaliação específica, tendo como único critério que não possibilita seu uso a presença de luxação de quadril por parte da criança (este critério deve ser comprovado por meio de exames de imagem e relatório médico, para que não ocorra a piora do quadro clínico). O material é composto por sua estrutura vertical com apoio dorsal e lateral, bem como uma mesa anterior para realização de atividades. Por ser confeccionado de material de baixo custo, é um dispositivo que não possibilita a regulagem.

Plano Inclinado: facilita o processo de inclusão escolar, favorece o controle viso motor, proporciona uma condição favorável para leitura e escrita, aumento do foco atencional, estimula o gosto pela leitura e escrita, favorece o alinhamento postural.
Auxilia diretamente no processo de inclusão escolar, possibilita maior autonomia, permite que a criança adote uma postura adequada no momento da realização das atividades no ambiente escolar e domiciliar, permite a regulagem com angulações diferentes (que poderão ser alteradas de acordo com o mobiliário que está em uso e a atividade que foi proposta).

Cadeirinha: é utilizado com o objetivo de adequação e/ou manutenção da postura (com o posicionamento correto tanto do tronco – coluna, quanto da articulação do quadril), melhora a atenção, inclusão da criança no âmbito social (domiciliar e escolar), faz com que a criança tenha um campo de visão ampliado quando se comparado com a permanência em um carrinho de bebê, por exemplo. Associado com a cadeirinha, é também confeccionada uma mesa para que a criança possa realizar atividades melhor posicionadas, ou até mesmo realizar refeições (prevenindo dessa forma que a criança engasgue, por exemplo).

As aulas são divididas no modo on-line (teórico) e presencial (prático). Sendo o primeiro modo realizado às quartas das 8h até 12h e o segundo, quintas e sextas das 8h até 17h.

As aulas presenciais acontecem na sede do CIAM: Rua Irmã Pina, nº 78 - Jaguaré, SP.
Cada turma é composta por 12 pessoas e ao fim do projeto, junho, a expectativa é formar até 150. O projeto, que teve início em fevereiro, oferece certificado de participação para os alunos que cumprirem a carga horária.

Para participar das oficinas é necessário efetuar cadastro no Sympla, escolher as datas desejadas e após isso, um e-mail de confirmação será enviado. Além disso, a organização do curso entrará em contato alguns dias antes da data escolhida para confirmar novamente a participação do aluno.

Confira, abaixo, o calendário das aulas e seus respectivos links de inscrição:

Em caso de dúvidas, entre em contato: ciam@ciam.org.br.