SMPED promove lançamento do projeto Samba com as Mãos

O evento, que aconteceu no último domingo, foi sediado na quadra da atual campeã do carnaval, a Águia de Ouro

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), lançou no domingo (10) o projeto ‘’Samba com as Mãos’’ na quadra da Escola de Samba Águia de Ouro, localizada na Barra Funda.

O projeto, que teve sua estreia em 2016, disponibiliza vídeos com a tradução em Libras dos 14 sambas-enredo das escolas que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo. O objetivo é incluir pessoas surdas e com deficiência auditiva.

O lançamento contou com a presença da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco; do prefeito, Ricardo Nunes; da primeira dama, Regina Nunes; da secretária municipal de Cultura, Aline Torres; do presidente da SPTuris, Gustavo Pires; do presidente da Liga-SP e da Águia de Ouro, Sidnei Carriuolo e um grupo de pessoas surdas e com deficiência auditiva.

A secretária Silvia demonstrou satisfação com o projeto: ''O carnaval é a maior festa popular do mundo. É uma festa de todos. Homens, mulheres, idosos, crianças. É de todo mundo! E não poderia ser diferente com as pessoas com deficiência, por isso a SMPED com total apoio do prefeito Ricardo Nunes e da primeira dama, Regina Nunes, está lançando mais uma edição do samba com as mãos para dar oportunidade para as pessoas com deficiência. Já que o carnaval é de todos, ele também é da inclusão! Estaremos juntos na avenida torcendo, cantando e vibrando muito!''

O Samba com as Mãos foi lançado no ''ninho'' da Águia de Ouro através de um telão, ao lado do palco. A interpretação do samba da campeã de 2020 ficou por conta da intérprete de Libras Rayane Oliveira. O projeto foi comemorado e aplaudido pelas autoridades e o público presente, deixando um gostinho de ansiedade para os desfiles do Grupo Especial que acontecem nos dias 22 e 23 de abril, no Anhembi.

Após o lançamento, a escola iniciou o seu ensaio levando todos a cantarem e sambarem até a madrugada.

Samba com as Mãos nas redes @smpedsp

A SMPED iniciou na última quarta-feira (06), em suas redes sociais (Instagram, Youtube e Facebook), a publicação dos vídeos com os sambas-enredo em Libras das 14 escolas de samba do Grupo Especial. A divulgação segue a ordem dos desfiles no Sambódromo nos dias 22 e 23 de abril. Assim, foi iniciado com a Acadêmicos do Tucuruvi e será finalizado com a Império de Casa Verde. O objetivo é que até o dia dos desfiles a comunidade surda já tenha acesso a todos os conteúdos.
 

No telão, no centro a logomarca do projeto "Samba com as Mãos 2022". Abaixo o logotipo da Liga-SP e ao lado o logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência. Esse telão está instalado ao lado do palco na quadra da Águia de Ouro, abaixo dele é possível ver integrantes da escola.

Na foto, que foi tirada do alto, é possível ter uma visão geral da quadra da Águia de Ouro. A quadra está cheia de integrantes da escola que participam do ensaio. No centro há passistas, mestre sala e porta bandeira, também é possível visualizar no canto esquerdo parte da bateria. Todos vestem roupas nas cores da escola: azul e branco. Ao fundo, há um palco com os intérpretes da escola, ao lado um grande telão que está exibindo o vídeo Samba com as Mãos. Na imagem, a intérprete de Libras traduz o samba-enredo da escola Águia de Ouro

Na foto, a secretária Silvia Grecco segura o microfone e discursa ao público. Ao lado esquerda dela está o presidente da Liga-SP e da Águia de Ouro, Sidnei Carriuolo e Vanessa Dias, da escola Rosas de Ouro. Ao lado direto, está o prefeito Ricardo Nunes e seu filho Nickollas Grecco. Ao fundo, há integrantes da escola e a bandeira da Águia de Ouro, todos estão no palco.

Na foto, na quadra da escola Águia de Ouro, é possível ver integrantes da escola entre eles, em destaque, há três mulheres que usam cadeira de rodas. Todos assistem a apresentação do Samba com as Mãos.

Na foto, na quadra da escola Águia de Ouro, é possível visualizar na primeira fileira as autoridades que participaram do lançamento do Samba com as Mãos, entre elas: o prefeito Ricardo Nunes e a secretária Silvia Grecco. Ao fundo, a quadra está lotada de integrantes da escola. Todos assistem a apresentação do Samba com as Mãos no telão.

Confira aqui o álbum completo do evento: https://photos.app.goo.gl/8UWt3jyRocvYjiiv8