PREFEITURA DE SÃO PAULO

Começa hoje a vacinação contra a Covid- 19 de crianças com deficiência, comorbidades e indígenas

A primeira dose já está disponível em UBSs ou AMAs/UBSs Integradas para o público de 5 a 11 anos de idade.

17/01/2022 15h36

Na manhã dessa segunda-feira (17), começou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade. Nesse primeiro momento, o grupo prioritário são crianças, nesta faixa etária, com deficiência, comorbidades e indígenas da cidade de São Paulo.

O prefeito Ricardo Nunes, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco e o secretário de Saúde, Edson Aparecido acompanharam a imunização de crianças na Associação Cruz Verde, localizada na Vila Clementino, que é referência no atendimento de pessoas com paralisia cerebral.

As autoridades estão na área externa da Associação Cruz Verdeacompanhando profissionais de saúde vacinando uma criança.

Na ocasião, o prefeito de São Paulo destacou a importância dessa nova etapa da vacinação na luta contra a pandemia e a favor da vida. ”Hoje é um dia fundamental para que a gente possa avançar na questão da vacinação e assim fazer a proteção da vida das pessoas. A cidade de São Paulo está muito preparada e com uma logística muito bem feita para poder fazer a vacinação de todos. É motivo de alegria, com o avanço da saúde, temos a certeza que vamos vencer essa batalha, confiando muito na conscientização das pessoas e dos pais que contamos que irão levar suas crianças para vacinarem”, falou Ricardo Nunes.

“Vacina é vida e é isso o que nós queremos: vacina no braço de todos. É importante que todas as crianças sejam vacinadas. O critério utilizado, nesse primeiro momento, é começar pelas crianças com comorbidades e deficiência. Embora a deficiência não seja uma doença, muitas deficiências acabam causando algum problema de saúde, como por exemplo o respiratório, logo é importante que a gente resguarde essas crianças para que não haja outras complicações. O dia de hoje é simbólico e muito importante”, destacou a secretária Silvia Grecco.

Para a imunização deste grupo, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável, maior de 18 anos, e apresentar documento de identificação, além de comprovante de condição de risco para os comórbidos (exames, receitas, relatório ou prescrição médica, físicos ou digitais, contendo o CRM do médico e com até dois anos de emissão). As crianças com deficiência também precisam apresentar algum comprovante, tais como: laudo médico, cartão de gratuidade no transporte público, documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência.

A vacinação acontece em qualquer UBS ou AMA/UBS Integrada das 08h às 19h.

Veja a lista dos locais de vacinação aqui 

Lista de comorbidades para vacinação de crianças de 5 a 11 anos:

Lista de deficiências permanentes para vacinação de crianças de 5 a 11 anos: