Paraoficina Móvel oferece reparos em cadeiras de rodas, órteses e próteses de forma gratuita

Iniciativa atende demandas da população mais carente da cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e AACD, segue levando para a capital a Paraoficina Móvel, ação que realiza manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.

Os serviços são feitos gratuitamente. Os trabalhos são realizados em uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para os reparos, que é feita pela AACD, organização referência na reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas.

A falta de manutenção e de reparos dos equipamentos, muitas vezes, faz com que deixem de ser usados ou continuem sendo usados de maneira precária, o que pode ameaçar a segurança física dos usuários. Diante deste cenário, a Paraoficina Móvel realiza a manutenção necessária e contribui para o aumento da durabilidade e funcionalidade das Órteses, Próteses e Meios auxiliares de locomoção (OPMs), impactando positivamente na vida das pessoas com deficiência que precisam desses recursos.

Como funciona?
Os serviços são prestados por dois técnicos especializados em OPMs, em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos. Os atendimentos são realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação – CERs, equipamentos de reabilitação da rede municipal de saúde. Reparos que não forem possíveis de realização na Paraoficina Móvel serão encaminhados para a Oficina Ortopédica da AACD Ibirapuera.

No dia marcado, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e um documento com foto. O horário de atendimento é das 9h às 17h. O serviço também pode ser agendado pelo telefone: 3913-4071.

Confira a programação de Janeiro

Unidade M´Boi Mirim
Data: 13 e 27 de janeiro – Quinta-feira
Endereço: Av. Alexandrina Malisano de Lima, 601

Unidade Parelheiros
Data: 06 e 20 de janeiro - Quinta-feira
Endereço: Rua Gaspar Leme S/N - Balneário São José

Unidade Tucuruvi
Data: 04 e 18 de janeiro - Terça-feira
Endereço: Av. Zaki Narchi, 357

Unidade São Miguel
Data: 05 e 19 de janeiro - Quarta-feira
Endereço: Rua Professor Antônio Gama de Cerqueira, 347

Unidade Lapa
Data: 12 e 26 de janeiro - Quarta-feira
Endereço: Rua Catão, 420

Unidade Flavio Gianotti
Data: 11 de janeiro - Terça-feira
Endereço: Rua Xavier de Almeida, 210

Unidade Sé
Datas: 07 e 21 de janeiro - Sexta-feira
Endereço: Rua Frederico Alvarenga, 259 - 3º andar

Unidade Santo Amaro
Data: 14 e 28 de janeiro - Sexta-feira
Endereço: Avenida Miguel Yunes - 491 - Usina Piratininga