SMPED amplia postos de atendimento da Central de Intermediação em Libras

Já são mais de 280 unidades instaladas na cidade, a maioria em serviços da Saúde

A Central de Intermediação em Libras (CIL) possibilita a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, e surdas, e ouvintes nos atendimentos de serviços públicos instalados na cidade de São Paulo.

O atendimento acontece por meio de videochamada na qual um intérprete de Libras media a conversa entre usuário e atendente. O serviço é oferecido através dos Postos de Atendimento Presencial (PAPs) que são instalados em equipamentos públicos como Hospitais Municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), SPTrans, Subprefeituras, SPTuris, Defensoria Pública, Prefeitura de São Paulo, entre outros e também pelo aplicativo “CIL-SMPED”.

Para garantir o acesso e incluir ainda mais a comunidade surda da capital, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), que coordena a iniciativa, aumentou o número de PAPs. Só no último mês de novembro, 13 equipamentos foram instalados, 10 em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 3 na Justiça Federal. Com as novas instalações, a cidade oferece 281 Postos de Atendimento Presencial da CIL no total, destes 151 estão em equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo é promover a autonomia das pessoas surdas e ampliar a qualidade do atendimento. Até o final de 2022, estão programadas mais 250 instalações. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, revisto em 2017, a cidade de São Paulo tem mais de 120 mil surdos.

A CIL ainda conta com orientações de consultas, exames e vacinação contra a COVID-19, além de outros serviços, disponíveis dentro do aplicativo, como: Emergências (Polícia 190, SAMU 192, Bombeiros 193), Segurança (Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Central de Atendimento à Mulher 180, Disque Denúncia, Disque 100 Direitos Humanos, Serviços ( SP156, Procon e INSS).

Além das pessoas com deficiência, o público alvo desse serviço também são os servidores públicos municipais que podem baixar o aplicativo e usá-lo no atendimento de um munícipe que só se comunica em Libras.

O download do APP “CIL – SMPED” está disponível gratuitamente para celulares e tablets, para sistemas Android ou IOS e sem consumir o pacote de dados. O custo da ligação é financiado pela Prefeitura de São Paulo.